Jogo ‘League of Legends’ cresce como modalidade esportiva no Vieira

O esporte eletrônico, que fez parte do calendário de competições, se destaca por exigir importantes habilidades

Jogo ‘League of Legends’ cresce como modalidade esportiva no Vieira

Os e-Sports, também conhecidos como esportes eletrônicos, têm cada vez mais se consolidado através de campeonatos ao redor do mundo. A modalidade de competição profissional com videogames não é muito nova, mas se expande a cada ano, através de jogos de sucesso, como no caso League of Legends (LoL), que em 2016 também se firmou com uma modalidade esportiva no Vieira,com iniciativas promovidas pelo Departamento de Educação Física e Esporte (DEFE).

O LoL vem crescendo cada vez mais, deixando de lado a ideia de ser apenas um jogo de entretenimento. Trata-se de um esporte que requer dedicação, diversas habilidades, como o trabalho em equipe, sendo inclusive especulado para fazer parte dos próximos jogos olímpicos, que ocorrerão no Japão. No Vieira, o game integrou inicialmente a Olimpíada Santo Inácio.  Posteriormente, aconteceram dois campeonatos, realizados nos dias 22 de outubro e 12 de novembro (Ensino Médio), e em 29 de outubro e 26 de novembro (Ensino Fundamental).

Quase 110 alunos se inscreveram e contaram com o apoio DEFE, além dos setores de Mídia Educacional e Tecnologia, e de Tecnologia da Informação. A empresa MABI Gaming, criada pelos alunos Anderson Phillips, Hugo Araújo, Matheus Gusmão e Sophia Alves, todos da 3ª série EM, também deu suporte à competição. “Temos estudantes que não são tão ativos nas aulas de educação física convencionais, que envolvem os jogos na quadra. Com essa proposta do jogo, que não deixa de ser uma atividade física, eles puderam se identificar, além de ser mais uma possibilidade de, através da interação e de criar novas amizades”, destacou o professor de educação física Elias Costa.

A experiência de competir no ambiente escolar impactou positivamente os alunos. "Gostei muito de fazer parte de um campeonato de LoL nas olimpíadas do Vieira. Foi magnífico e eu estou muito satisfeito por poder ter vivido essa experiência, podendo sair do colégio com um sentimento de que pude concretizar todas as minhas expectativas do Vieira”, disse o aluno Henrique Sandes. “ É muito mais divertido que jogar em casa. O clima é melhor, pois podemos comemorar com nossos amigos”, concluiu a aluna Amanda Almeida.