PCJ promove encontros que mesclam cultura e fé

Primeira iniciativa ocorreu no Mosteiro de São Bento, no dia 13/11

PCJ promove encontros que mesclam cultura e fé

O mês de novembro marcou o início uma série visitas que o grupo Peregrinos de Calça Jeans (PCJ) pretende realizar. A primeira delas ocorreu no Mosteiro São Bento, no dia 13, quando foi possível conhecer um tipo diferente de espiritualidade, participando da missa realizada em canto gregoriano, agregando a isso a abordagem cultural, através da visita ao museu existente no local.

Segundo Gabriel Cavalcanti, componente do PCJ, o momento foi bastante proveitoso. “Primeiro fomos para a missa das 10h, na Abadia de São Sebastião. Em seguida, Dom Anselmo, o monge responsável pelo Museu de São Bento, guiou a gente em um passeio, mostrando alguns objetos históricos e falando sobre a história do Mosteiro, da Abadia e de Salvador. Fomos mais ou menos 15 presentes, com pessoas do PCJ, de outros grupos (Escalada, Focolare), alunos do Vieira e familiares”.

Alice Paim, aluna vieirense que participou da visita com sua família, aprovou a iniciativa do PCJ. "Eu adorei. Foi muito bom ver como numa mesma religião podem existir várias formas de expressão e oração. O museu também chamou minha atenção, porque tem muita coisa que a gente não aprofunda sobre nossa cidade ou país e foi ótimo aprender a história de cada objeto de lá", ressaltou ela.

O PCJ pretende organizar outras atividades como essa no ano de 2017. “Estamos planejando uma visita à igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, com a mesma ideia de conhecer uma espiritualidade diferente, aliada a uma abordagem cultural”, pontuou Gabriel Cavalcanti.

SOBRE O PCJ

Criado em abril de 2013, o grupo Peregrinos de Calça Jeans (PCJ) é uma iniciativa dos alunos participantes da Semana Santa Jovem (SSJ) na cidade de Capim Grosso, na Bahia, promovida pelo Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral (SORPA). O PCJ baseia-se em três pilares: amizade, espiritualidade e ação social, com o intuito de continuar os trabalhos ao longo do ano, em diversos lugares de Salvador e pelo interior da Bahia.