Jesuítas Brasil FLACSI

Notícias

11h00

PCJ promove encontros que mesclam cultura e fé

Primeira iniciativa ocorreu no Mosteiro de São Bento, no dia 13/11

Compartilhe
Tamanho da Fonte
PCJ promove encontros que mesclam cultura e fé

O mês de novembro marcou o início uma série visitas que o grupo Peregrinos de Calça Jeans (PCJ) pretende realizar. A primeira delas ocorreu no Mosteiro São Bento, no dia 13, quando foi possível conhecer um tipo diferente de espiritualidade, participando da missa realizada em canto gregoriano, agregando a isso a abordagem cultural, através da visita ao museu existente no local.

Segundo Gabriel Cavalcanti, componente do PCJ, o momento foi bastante proveitoso. “Primeiro fomos para a missa das 10h, na Abadia de São Sebastião. Em seguida, Dom Anselmo, o monge responsável pelo Museu de São Bento, guiou a gente em um passeio, mostrando alguns objetos históricos e falando sobre a história do Mosteiro, da Abadia e de Salvador. Fomos mais ou menos 15 presentes, com pessoas do PCJ, de outros grupos (Escalada, Focolare), alunos do Vieira e familiares”.

Alice Paim, aluna vieirense que participou da visita com sua família, aprovou a iniciativa do PCJ. "Eu adorei. Foi muito bom ver como numa mesma religião podem existir várias formas de expressão e oração. O museu também chamou minha atenção, porque tem muita coisa que a gente não aprofunda sobre nossa cidade ou país e foi ótimo aprender a história de cada objeto de lá", ressaltou ela.

O PCJ pretende organizar outras atividades como essa no ano de 2017. “Estamos planejando uma visita à igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, com a mesma ideia de conhecer uma espiritualidade diferente, aliada a uma abordagem cultural”, pontuou Gabriel Cavalcanti.

 

SOBRE O PCJ

Criado em abril de 2013, o grupo Peregrinos de Calça Jeans (PCJ) é uma iniciativa dos alunos participantes da Semana Santa Jovem (SSJ) na cidade de Capim Grosso, na Bahia, promovida pelo Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral (SORPA). O PCJ baseia-se em três pilares: amizade, espiritualidade e ação social, com o intuito de continuar os trabalhos ao longo do ano, em diversos lugares de Salvador e pelo interior da Bahia. 

 

Deixe seu comentário
Av. Leovigildo Filgueiras, Garcia - 683 CEP: 40100-000 - Salvador - Ba
Tel: (71) 3328-9500 - Fax: (71) 3267-0511
O Colégio Antônio Vieira integra a Rede Jesuíta de Educação, tendo as suas práticas impulsionadas pelos valores da espiritualidade inaciana – marca da nossa identidade e das aproximadamente 1500 unidades de ensino, espalhadas em mais de 60 países. Atendemos a alunos do 1º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, nos turnos matutino e vespertino, além do Ensino Médio Noturno, voltado para Jovens e Adultos.

É mantido pela Associação Antônio Vieira - ASAV, instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente e com Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social - CEBAS, nas áreas de educação e assistência social. Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica – PIEA, oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica e superior, garantindo o acesso, permanência e conclusão. Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social. A ASAV atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei nº 12.101/2009, Lei nº 12.868/2013, Decreto nº 8.242/2014 e Portaria Normativa MEC nº 15/2017.

Clique aqui e saiba mais sobre a importância da filantropia para o País.
2016 - 2019. Colégio Antônio Vieira. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital