Notícias

08h00

Mostra de Robótica reúne projetos desenvolvidos ao longo do ano

Evento foi aberto ao público e revelou as habilidades e criatividade do curso livre

Compartilhe
Tamanho do Texto
Mostra de Robótica reúne projetos desenvolvidos ao longo do ano

Uma casa sustentável, que produz sua própria energia, robôs que funcionam como carros automáticos e uma ponte automática. Esses são alguns dos projetos produzidos pelos alunos do curso livre de robótica, expostos nos dias 17 e 18 de novembro. Promovida pelo Setor de Mídia Educacional e Tecnologia, a edição 2016 da Mostra de Robótica aconteceu no Pátio do Vieirinha, trazendo os trabalhos desenvolvidos pelos alunos ao longo do ano.

Segundo coordenador do curso livre de robótica, prof. Bruno Cezar Almeida, a Mostra representa uma grande oportunidade para consolidar o que foi estudado.  “Os alunos tiveram um conhecimento amplo sobre toda a lógica da programação capacidade de resolução de problemas que a aula de robótica por si só já envolve”, destacou.

Como o trabalho foi feito com a cooperação de toda turma, os alunos também exercitaram a capacidade de trabalhar em equipe com a produção dos protótipos. “Eu adoro as aulas de robótica porque são bem práticas e a gente se diverte muito. Gostei muito de fazer esse projeto e do resultado”, disse o aluno Mateus Moreira. “´É muito interessante utilizar os aparelhos eletrônicos nas aulas. Além disso, temos professores muito legais”, completou o estudante Arhur Dimitre Pereira.

Os projetos expostos na Mostra de Robótica foram concebidos dentro do nível de conhecimento de cada turma. “É fascinante como os alunos conseguiram nos surpreender com muita habilidade e força de vontade na produção. Eles realmente se empenharam e o resultado final ficou fantástico”, pontuou a monitora de informática e robótica, Augustinéa Cortial. 

 

SOBRE A ROBÓTICA

O curso de robótica do Colégio Antônio Vieira, ROBOTICAV, é uma atividade extracurricular, promovida pelo Setor Mídia Educacional e Tecnologia. Sua proposta alia entretenimento e aprendizagem, favorecendo o desenvolvimento das habilidades motoras, reflexivas e de raciocínio lógico em crianças e adolescentes.

Sem perder o caráter lúdico, o ROBOTICAV estimula os estudantes a observar, abstrair, inventar, levantar problemas e apresentar soluções aos desafios apresentados. O curso possibilita a demonstração prática de conceitos da física, matemática, mecânica e eletrônica, o que torna mais fácil a compreensão e apropriação dessas ideias entre os alunos.

Para um melhor aproveitamento, o ROBOTICAV trabalha com turmas reduzidas, com até 20 alunos. Em todas as turmas, os trabalhos são desenvolvidos em equipes com cinco componentes. Cada componente recebe uma função específica em sua equipe (organizador, construtor, programador ou líder-apresentador), a qual é alternada a cada aula, para que todos possam exercitar as habilidades de cada função.

As oficinas são direcionadas para crianças a partir do 2º ano EF. No total, há seis níveis, de um ano cada, distribuídos em três ciclos de formação interdependentes que buscam estimular o desenvolvimento motriz, raciocínio lógico e espacial das crianças como uma verdadeira iniciação científica. A ROBOTICAV conta com novos e modernos kits como apoio para o ensino, inserindo outras linguagens que complementam o tradicional LEGO™.  Também são utilizados softwares interativos, que emulam ambientes de programação gráfica e soluções de problemas industriais.

Para outras informações sobre a proposta pedagógica, inscrições, valores e prazos, os interessados devem entrar em contato com o Mídia Educacional e Tecnologia pelo telefone (71) 98227-8485 ou pelo e-mail: midias.suporte@cav-ba.com.br.

Compartilhe
Tamanho do Texto
Deixe seu comentário
Av. Leovigildo Filgueiras, Garcia - 683 CEP: 40100-000 - Salvador - Ba
Tel: (71) 3328-9500 - Fax: (71) 3267-0511
2016 - 2018. Colégio Antônio Vieira. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital