Professores e gestores do Vieira participam de palestra com professor Gustavo Borba

Encontro discutiu uma nova experiência de sala de aula, a partir da ótica do design estratégico

O autor e diretor da universidade Unisinos, prof. Gustavo Borba, ministrou uma palestra para professores e gestores do Vieira. O evento, realizado na Sala de Arte Sálua Chequer, no dia 16 de setembro, teve como base o livro “Um olhar sobre a experiência da sala de aula na perspectiva do design estratégico”, escrito por ele. Entre outras abordagens, a obra propõe que é necessário identificar formas de redefinir os processos de ensino e aprendizagem, engajando os profesores em um processo coletivo de construção do conhecimento.

Gustavo Borba explicou a abordagem dada no encontro realizado no Vieira. “A ideia foi discutir como podemos projetar o conhecimento, criando uma interação com o aluno, diferente da que tínhamos há 15 anos. Então, eu trouxe alguns elementos que trabalham o uso da tecnologia, somada à ideia de que temos que desenvolver competências nos alunos e trabalhar com a problematização”, destacou ele.

A diretora acadêmica do Colégio Antônio Vieira, prof.ª Janeide Medrado, destacou a sintonia entre o que foi abordado na palestra com o processo de lançamento do Projeto Educativo Comum (PEC), desenvolvido pela Rede Jesuíta de Educação. “Ambos valorizam a inovação e os caminhos que devemos percorrer para chegar até ela. Essa vinda do professor Gustavo abre possibilidades para o grupo sentar e discutir novas metodologias de trabalho para renovação das práticas pedagógicas atuais”, ressaltou ela.

A palestra também debateu a necessidade de formar cada vez mais alunos inventivos, criadores e pesquisadores, de forma nova e coerente com as competências que eles precisam. “Ouvir Gustavo trouxe uma ansiedade ainda maior de colocar em prática essa vontade de inovar. Além disso, foi um encontro que proporcionou uma satisfação, por sabermos que já estamos pensando e executando ações com esse viés”, destacou a professora Ieda Maria Neves.