Expo Ciência 2016 revela criatividade e fomento à pesquisa no Vieira

22ª edição do evento contou a com a participação de alunos do 1º ano EF à 2ª série EM. Confira fotos e vídeo de cobertura!

Expo Ciência 2016 revela criatividade e fomento à pesquisa no Vieira

Nos dias 09 e 10 de setembro, alunos do 1º ano EF à 2ª série EM apresentaram a 22ª edição da Expo Ciência. O evento, que fomenta a iniciação científica através de uma proposta interdisciplinar, serviu de espaço para demostrar muita criatividade e inovação. Mais de 170 projetos sobre diferentes temáticas, aprovados por uma comissão de professores, foram expostos em stands, visitados por alunos, funcionários, familiares e visitantes.

A Expo foi aberta com apresentações da Academia Vieirense de Letras e Artes, da Ginastica Rítmica e de alunos do Vieirinha que realizaram uma performance musical ao vivo. A diretora geral do Colégio Antônio Vieira, prof.ª Mariângela Risério, comemorou o crescimento e o resultado do projeto. “A Expo Ciência já é uma iniciativa consolidada no nosso calendário e a cada ano está mais qualificada. Os alunos aprendem muito por meio da metodologia científica, que é de extrema importância. Cada vez mais nos alegramos com esse projeto, pela competência que ele tem de levar o estudante adiante como pesquisador e como produtor de conhecimento”, ressaltou ela.

“O evento é de extrema importância, porque oportuniza o protagonismo do aluno e possibilita o conhecimento ao mundo da iniciação científica, para que assim possam se tornar futuros pesquisadores, caso queiram”, destacou a coordenadora pedagógica dos 3º e 4º anos EF, prof.ª Eliana Fonseca. A professora Maria Goretti, que coordena a Expo, destaca a importância do projeto. “Um evento como esse é muito significativo, pois os alunos podem extrapolar o currículo e ir além dos conteúdos respectivos de cada série. Ficamos muito felizes em ver o interesse, a dedicação e a euforia de todos para participarem do projeto”, afirmou.

Apesar de ansiosos, os participantes estavam muito felizes com o resultado do trabalho e orgulhosos com seus projetos. “A Expo é uma oportunidade muito interessante. É a partir dela que podemos adquirir novos conhecimentos e aprimorar os que já temos”, disse a aluna Heloisa Helena. “A oportunidade que a Expo nos dá de aprender de uma forma dinâmica”, complementou a estudante Ana Luísa Barbosa.

A 22ª edição da Expo Ciência encantou os pais e convidados que visitaram os stands. “Eu achei muito interessante os projetos que puderam despertar não só nas crianças, mas também nos pais, a importância do cuidado com o meio ambiente”, contou a mãe Andréa Mota. “Para mim, o evento se destaca, pois estimula o empreendedorismo social. Vemos crianças e jovens desenvolvendo projetos que ajudam a sociedade de alguma forma”, falou o pai Pedro Guimarães.

A Expo se renova a cada ano e a novidade da 22ª edição foi a participação dos alunos do 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental. “Como responsável pelos laboratórios, fico muito satisfeito com o resultado de todo trabalho que tivemos. A procura e o interesse dos alunos aumentam a cada ano, assim como a qualidade técnica e educativa dos projetos. É fantástico ver a empolgação dos estudantes do Ensino Fundamental que com certeza abrilhantaram mais ainda a exposição”, finalizou o professor Valmir Lapa.

CLIQUE AQUI E CONFIRA A GALERIA DE FOTOS DA EXPO CIÊNCIA 2016