Notícias

08h00

Mesa interdisciplinar discute ética e direitos humanos

Evento promovido pelo NEIMS faz parte do movimento “Ética em Rede” e contou com a presença de convidados

Compartilhe
Tamanho do Texto
Mesa interdisciplinar discute ética e direitos humanos

O Núcleo de Estudos Interdisciplinares Sobre Minorias Sociais (NEIMS) promoveu no dia 24 de agosto uma mesa de discussão com profissionais de diferentes áreas, abordando ética e direitos humanos.  O evento, realizado na Sala de Arte Sálua Chequer, ficou marcado pela forte interação dos palestrantes com o público nas temáticas, através de relatos de experiência e do ponto de vista acadêmico. A iniciativa faz parte do movimento “Ética em Rede”, lançado em 2016 pelo Colégio Antônio Vieira.

A mesa interdisciplinar contou com a participação do professor e sociólogo Nelson Gonçalves, da cantora Aiace Félix e do advogado e professor Geovane Peixoto, especialista em direitos humanos. “A realização desse evento é a coroação de um caminho que o NEIMS decidiu trilhar há um ano, quando esses jovens resolveram se tornar protagonistas das suas próprias vidas. O convite feito pelo Vieira a todos os núcleos e grupos de protagonismo juvenil, através do movimento “Ética em Rede”, caiu como uma luva diante de tudo que nós acreditamos. Discutir ética e direitos humanos é a grande proposta do NEIMS”, destacou a professora Marli Sales.

A mesa foi aberta pela cantora Aiace Félix, que recentemente foi vítima de uma agressão em Salvador. Ela destacou a importância de discutir a violência contra a mulher na sociedade, principalmente no ambiente escolar. “Estamos em um ano eleitoral e o voto é um instrumento essencial para que a gente consiga pensar em viver em uma sociedade menos violenta, com mais respeito ao outro. É importante que esse debate que fizemos aqui seja levado para outros lugares, tanto para as famílias ou entre amigos, como um mecanismo de conscientização”, afirmou ela.

O pai vieirense, prof. Geovane Peixoto, abordou diversos temas relacionados às políticas públicas voltadas para a promoção dos direitos humanos, como situações ligadas ao direito penal e ao sistema prisional brasileiro. “A democracia e o Direito não irão a lugar nenhum se nós não começarmos a entender que viver em sociedade é olhar o outro e não apenas o que queremos. Precisamos parar de pensar apenas no 'ter' e nos voltarmos para o 'ser'.  Esse momento de troca que a mesa interdisciplinar promoveu foi muito importante. Temos que sair provocados a pensar e com vontade de conhecer mais”, ressaltou ele.

Para o sociólogo e ex-aluno do Vieira, Nelson Gonçalves, a iniciativa dos alunos já mostra uma atitude que deve ser vista como exemplo. “Eu vejo aqui pessoas engajadas. Vivemos um tempo em que o hábito de não se importar permeia a sociedade. Participar de um evento como esse, promovido por jovens, é algo que nos motiva.  Esperamos que a ética transborde os livros e virem ações concretas”, afirmou. Durante a sua fala, o professor trouxe para discussão o tema “Ética e Direitos Humanos- O engajamento do sujeito nas conquistas dos direitos”.

Joanna Sousa, integrante do NEIMS, acredita que a realização da mesa interdisciplinar foi um marco na história do núcleo. “Realizar o nosso primeiro evento do ano foi um desafio, mas ao mesmo tempo nos trouxe um grande aprendizado. Essa dinâmica motiva muito e já estamos nos preparando para um passo ainda maior, que é a segunda edição do projeto “sobreVidas Severinas”, que acontece de 12 de setembro a 10 de outubro. Em breve divulgaremos a programação completa”, finalizou ela.

 

 

 

Compartilhe
Tamanho do Texto
Deixe seu comentário
Av. Leovigildo Filgueiras, Garcia - 683 CEP: 40100-000 - Salvador - Ba
Tel: (71) 3328-9500 - Fax: (71) 3267-0511
2016 - 2018. Colégio Antônio Vieira. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital