Vieira é homenageado em sessão especial na Câmara de Vereadores de Salvador

A solenidade, requerida pelo vereador Joceval Rodrigues, celebrou os 105 anos de fundação do colégio

Vieira é homenageado em sessão especial na Câmara de Vereadores de Salvador

A Câmara Municipal de Salvador realizou uma sessão especial em homenagem aos 105 anos do Colégio Antônio Vieira, na noite da última sexta-feira (08/04). Requerida pelo vereador Joceval Rodrigues, a solenidade aconteceu no Plenário Cosme de Farias e reuniu membros da direção, funcionários, professores, além de alunos e ex-alunos do Vieira.

O vereador ressaltou os fatores que o motivaram a propor a homenagem ao Vieira. “É fundamental reconhecer a influência cristã de uma instituição tão conceituada e importante para o nosso município. Acreditamos que uma sessão como essa possa mostrar, que é possível tratar a educação com amor e com o olhar do bem comum. Não podia deixar de registrar os 105 anos do Colégio Antônio Vieira”, comentou o parlamentar.

Além de Joceval, que presidiu a sessão, compuseram a mesa a diretora geral do Colégio Antônio Vieira, prof.ª Mariângela Risério; o assistente espiritual e reitor do Santuário Nossa Senhora de Fátima, Pe. Eduardo Henriques, SJ; o aluno Jorge Henrique Rosal, presidente do Grêmio Estudantil; o representante da Associação de Pais e Mestres, José Paulo Santos (Paulão); o presidente da associação de ex-alunos (ASIA-CAV), Márcio Fonsêca; e o professor de Literatura e coordenador da Academia Vieirense de Letras e Artes, Paulo Reis.

Os presentes acompanharam os discursos dos componentes da mesa, que traduziram nas palavras a emoção e alegria de fazer parte da comunidade educativa vieirense e, também, a exibição de um vídeo sobre a trajetória dos jesuítas na Bahia e o legado educacional do Vieira para a cidade de Salvador. A programação ainda contou com a apresentação teatral do ator Marcos Machado, que encenou um dos sermões do patrono da instituição, padre Antônio Vieira, e com a entrega da placa comemorativa.

A prof.ª Mariângela Risério ressaltou a satisfação pelo reconhecimento da Câmara de Vereadores à história e ao trabalho desenvolvido pela escola ao longo destes 105 anos. “Ser homenageado é um motivo de muita alegria e júbilo para o Colégio Antônio Vieira. Significa um reconhecimento ao percurso educativo e a tudo o que representamos para a cidade de Salvador. Acredito que todos que trabalham no Vieira estão muito felizes por esse reconhecimento oficial da Câmara Municipal à nossa instituição de ensino”, disse ela.

Muito emocionado durante seu discurso, o Pe. Eduardo Henriques, SJ, que encerrou a solenidade com a bênção, agradeceu à Câmara pela cerimônia e rememorou a importância dos jesuítas para a cidade. “É uma honra muito grande para o Vieira ser homenageado na casa do povo, nesta cidade que os meus irmãos jesuítas ajudaram a fundar. Com isso, o Colégio Antônio Vieira materializa, uma vez mais, o desejo de missão que não passa. Os 105 anos podem ser contados, mas a missão não tem tempo. Ela é eterna”, destacou.