PCJ promove ações solidárias durante o mês de fevereiro

O mês de fevereiro foi bastante intenso para os integrantes do grupo Peregrinos de Calça Jeans (PCJ). Em mais um gesto de solidariedade e amor ao próximo, eles doaram dois violinos ao Instituto Fatumbi, que atende crianças e adolescentes carentes dos bairros de Alto das Pombas e Calabar, em uma visita realizada no dia 16 de fevereiro. Já no último domingo (28/02), o PCJ promoveu a Missa da Juventude e um festival de tortas no Santuário Nossa Senhora de Fátima.

O diretor de Relações Institucionais do Fatumbi, Bruno Alves, ressaltou a importância da ação para o instituto. “Nós não tínhamos essas ferramentas em nossa instituição por serem muito caras mas, agora, as crianças vão poder trabalhar com as que foram doadas. A visita também foi muito gratificante, porque nós criamos uma ferramenta de diálogo. Conversamos muito sobre o trabalho voluntário e os estudantes prometeram voltar em maior número para realizar algumas atividades com os meninos. Essas parcerias, além de nos unir, ajudam bastante com a troca de informações e experiências”, disse.

A experiência proporcionou um grande aprendizado aos integrantes do PCJ. “Fazer parte desta ação e ver a alegria no olhar de cada criança e jovem foi uma felicidade imensa. Aprendi muito com eles nos momentos que passamos lá e, certamente, tenho muito a aprender ainda. Eu percebi também que não é preciso de muito para fazer uma criança sorrir. Basta que seja feito de coração e de braços abertos. Ficamos bastante felizes em saber que os violinos foram parar no lugar certo, trazendo novas experiências para eles e oportunidade de conhecer e aprender algo novo”, destacou o membro do grupo, Diego Inácio.

Outras ações

O Festival de Tortas, promovido do dia 28/02, serviu como forma de arrecadar verbas para custear a ida dos membros do grupo, Igor Tosta e Gabriel Cavalcanti, à Jornada Mundial da Juventude 2016, que acontecerá na Polônia entre os dias 25 de julho a 1º de agosto. No mesmo dia, o grupo realizou a Missa da Juventude, que acontece sempre no último domingo de cada mês. “A missa é um momento preparado especialmente para os jovens. A nossa ideia é levar um ânimo cada vez maior para as celebrações no santuário”, comentou o comunicador do PCJ, Ricardo Abrantes.

Sobre o PCJ

O Peregrinos de Calça Jeans (PCJ) é um grupo formado por alunos e ex-alunos do Colégio Antônio Vieira que traz na sua essência o tripé da Espiritualidade, Amizade e Ação Social. A inciativa nasceu a partir da Semana Santa Jovem (SSJ), promovida pelo Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral (SORPA). O nome faz alusão à vestimenta típica do jovem e à forma como o projeto surgiu: durante uma experiência de peregrinação. Saiba mais: https://www.facebook.com/peregrinosdecalcajeans