Embaixadores de Transformação: Iniciativa do Vieira alcança América Latina

Embaixadores de Transformação: Iniciativa do Vieira alcança América Latina

2016 marca o último ano da campanha Inacianos pelo Haiti. Idealizada pela FLACSI (Federação Latino-americana de Colégios da Companhia de Jesus), em 2011, a iniciativa promove um intenso trabalho com as escolas haitianas, melhorando o cotidiano de aprendizagem para alunos e professores. Com o objetivo de fortalecer o processo de mobilização, o Colégio Antônio Vieira criou no ano passado o projeto “Embaixadores pelo Haiti”, que foi posteriormente adotado pela FLACSI e replicado em diversos países.

Atualmente, há um total de 40 jovens dentro da ação em todo continente, provenientes de 19 colégios, no Brasil, Argentina, Equador, Colômbia, Guatemala, Honduras, México e Peru. Lucas Gil e Maria Mendes representam o Vieira no agora chamado “Embaixadores de Transformação”.  Eles contam com o apoio do Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral (SORPA) para o desenvolvimento das ações.

“Ter sido eleito embaixador foi muito importante para mim, pois é uma experiência que supera as barreiras do colégio, da Bahia e do Brasil. Nós reclamamos muito da realidade que enfrentamos aqui no nosso país, mas temos que ter a noção de que tudo no Haiti é muito mais difícil. Poder passar essa consciência para todas as pessoas que formam a comunidade educativa do Vieira (pais, alunos e funcionários) é uma missão muito importante, que trará ótimos resultados”, destaca Lucas Gil.

Jimena Castro, coordenadora da campanha Inacianos pelo Haiti, explica que a atuação desses alunos irá se fortalecer neste último ano. “Iremos realizar encontros virtuais, em que os Embaixadores irão conhecer outros estudantes do continente, trocar suas experiências de campanha, refletir juntos sobre elas, e propor ideias e ações coletivas. Também será uma excelente fonte de novas amizades transnacionais”, conta ela. A ideia é proporcionar quatro encontros por semestre, cada um com uma hora de duração, entre os meses de março e novembro de 2016.

Para saber mais sobre a Campanha Inacianos pelo Haiti, acesse:  ignacianosporhaiti.org