Notícias

09h46

Sacramentos da Primeira Eucaristia e Crisma mobilizam comunidade vieirense em torno da fé

Após se prepararem durante a catequese, iniciada no mês de março, cerca de 280 alunos do 5º e 6º ano EF receberam o sacramento da Eucaristia, em missas realizadas no Santuário Nossa Senhora de Fátima

Compartilhe
Tamanho do Texto
Sacramentos da Primeira Eucaristia e Crisma mobilizam comunidade vieirense em torno da fé

Após se prepararem durante a catequese, iniciada no mês de março, cerca de 280 alunos do 5ºe 6º ano EF receberam o sacramento da Eucaristia, em missas realizadas no Santuário Nossa Senhora de Fátima, nos dias 27/09, 04/10, 11/10, 28/10 e 25/10. As celebrações, presididas pelos padres Eduardo Henriques, SJ, e Leonel Gomes, SJ, reuniram familiares e funcionários do Vieira.

A preparação para os sacramentos e a organização da liturgia foi conduzida pelo Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral (SORPA) com o intuito de oferecer meios para que o aluno possa fortalecer a fé e os valores cristãos. “A Primeira Eucaristia é o ápice da Igreja. É um momento fundamental e que nós fazemos com muita alegria. Durante a caminhada, as crianças conhecem a pessoa de Jesus e desenvolvem a amizade com Ele”, comentou o coordenador do SORPA, prof. João Ramiro.

As crianças traduziram nas palavras a importância do sacramento em suas vidas. “Foi muito legal. Eu recebi a Eucaristia, que é o corpo de Jesus, e agora posso seguir a religião católica mais fortemente”, destacou o aluno Carlos Eduardo Santos. “A Primeira Eucaristia, para mim, tem um significado muito importante. Eu recebi Jesus na minha vida e vou seguir o caminho certo”, completou Anna Luiza Cardoso. 

Confirmação da fé   

No dia 07/11, cerca de 150 pessoas, entre estudantes do Ensino Médio, pais, funcionários e alunos do EJACAV, receberam o sacramento da Crisma, que marca a maturidade cristã. A celebração aconteceu no Santuário Nossa Senhora de Fátima e foi presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger.

O prof. João Ramiro destacou a importância do sacramento para a caminhada cristã. “A Crisma é a confirmação de todo o processo do cristão na Igreja. É, de fato, a vinda do Espírito Santo, como Jesus disse após a ressureição: ‘Descerá sobre vós o Espírito Santo, vos dará forças, e sereis minhas testemunhas’. Esse momento para o crismando representa o reconhecimento de que recebe de Deus esse Espírito e se torna Sua testemunha em qualquer lugar”, disse.

As celebrações deste ano ficarão para sempre na memória de uma família vieirense. O pai, Edmilson Rios, recebeu os sacramentos do Batismo, Primeira Eucaristia e Crisma, enquanto sua esposa, Ana Elisa Rios, recebeu a primeira comunhão e foi crismada. Segundo ele, a decisão familiar teve como ponto de partida um convite feito pelo seu enteado, o aluno Sergio Oliveira – que também fez a primeira comunhão. “Ele me chamou para ser padrinho de batismo dele, o que me fez tomar a decisão pelo batismo também. Comecei a frequentar as aulas e o meu professor de catequese, Vitor, se tornou um amigo. Aos poucos, me deixei envolver por esse despertar religioso. A fé preencheu o vazio que existia e só percebemos quando entramos de cabeça no processo”, destacou.

 

Compartilhe
Tamanho do Texto
Deixe seu comentário
Av. Leovigildo Filgueiras, Garcia - 683 CEP: 40100-000 - Salvador - Ba
Tel: (71) 3328-9500 - Fax: (71) 3267-0511
2016 - 2018. Colégio Antônio Vieira. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital