Alunos recebem medalhas da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Alunos recebem medalhas da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

No dia 06/11, o Colégio Antônio Vieira realizou a cerimônia de premiação da XVIII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Além dos quatro medalhistas, outros 18 alunos que participaram da competição acadêmica, voltada para estudantes do Ensino Fundamental e Médio de todo território nacional, receberam certificados de participação no Pátio Centenário.

O professor de Física do Ensino Médio, Wilson de Castro, destacou a importância do envolvimento do alunado em mais uma edição. “A participação dos alunos na Olimpíada é muito importante por despertar o interesse deles tanto pela astronomia quanto pela astronáutica. Também vale destacar que, a depender da pontuação, eles podem participar das fases seguintes, como a Ibero-Americana e a Internacional”, destacou ele.

“Eu participo de várias Olimpíadas desde a 1ª série do Ensino Médio e acho todas muito interessantes, principalmente a de astronomia. Não esperava tirar nove e fiquei muito feliz quando vi a nota”, comentou a aluna Flávia Piñeiro, medalhista de ouro. “Eu acho bom participar porque é uma oportunidade de testar o nosso conhecimento. A nota (5,75) surpreendeu minhas expectativas”, completou o aluno João Amaral.

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), e tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela astronomia, astronáutica e ciências afins, além de promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa. A disputa acontece em fase única, na própria escola, na qual cada grupo de alunos responde uma prova com 10 questões (7 de astronomia e 3 de astronáutica), de nível correspondente à sua respectiva série.

LISTA DE PARTICIPANTES:

Pedro Burity Silva (3º ano D)

Bruno Jambeiro Mesquita (5º ano B) – MEDALHA DE PRATA

Luiza Lobo de Morais Martins (7ª série C)

Carolina Tombo (7ª série C)
Maria Fernanda Sampaio Alves (7ª série C)

Moises Cardoso Couto (1ª série A)

Gabriel Novaes de Oliveira (1ª série D)

Amanda Rios Sampaio (1ª série G)

João Victor Lima Lins de Albuquerque (1ª série I)

Caue de Oliveira Figares (1ª série I)

Thacio Moreira Lima (1ª série I)