Notícias

09h44

Estudantes recebem medalhas de competições de Química

No dia 29 de outubro, os alunos que se destacaram na X Olimpíada Baiana de Química (OBAQ) participaram de uma cerimônia especial de premiação no Salão Nobre da Reitoria da UFBA.

Compartilhe
Tamanho da Fonte
Estudantes recebem medalhas de competições de Química

No dia 29 de outubro, os alunos que se destacaram na X Olimpíada Baiana de Química (OBAQ) participaram de uma cerimônia especial de premiação no Salão Nobre da Reitoria da UFBA. Na ocasião, 10 alunos receberam medalhas de ouro, prata e bronze e outros 9 foram agraciados com menções honrosas pelo bom desempenho na competição, voltada para alunos do Ensino Médio e tecnológico (até o terceiro ano) de escolas públicas e particulares do estado da Bahia.

“O resultado alcançado por nossos alunos foi brilhante. Tudo isso é fruto da dedicação dos estudantes, somada ao papel do Vieira, de fomentar a participação do alunado neste importante espaço de aprendizado. Somente em um ambiente de currículo diversificado a educação integral, de fato, pode acontecer”, destacou o coordenador do Departamento de Química, prof.º João Castro.

A OBAQ é um evento integrante do Programa Nacional Olimpíadas de Química, promovido pela Associação Brasileira de Química (ABQ) – Regional Bahia, e visa estimular o ensino, estudo e pesquisa no campo da química, além de descobrir jovens com talento e aptidões para a área. “Participar de uma Olimpíada como a OBAQ é uma experiência fantástica, que eu recomendo para qualquer estudante. Nós temos a oportunidade de expandir o nosso conhecimento e, ao mesmo tempo, entramos em contato com pessoas que possuem diversas aspirações”, destacou o aluno Danton Ribeiro, medalhista de bronze.

Já a aluna Luana Chacra, que recebeu menção honrosa, valorizou o apoio dado pelos professores. “Tive a oportunidade de participar de outras edições da OBAQ e, em todas, vi o quanto os professores nos incentivam a buscar o conhecimento. Nós temos toda assistência na resolução de questões e na análise do modelo de prova e também assistimos aulas extras que nos ajudam bastante”, ressaltou ela.

Olimpíada Interna

Na última quinta-feira (05/11), os vencedores da IX Olimpíada de Química do Vieira foram premiados em cerimônia realizada no Pátio Centenário do Vieira. A competição acadêmica é destinada aos estudantes do Ensino Médio e segue o modelo das disputas estadual e nacional, em que os alunos são avaliados através de uma prova com questões objetivas e discursivas, elaborada com os conteúdos da respectiva série. A disputa também funcionou como seletiva para a Olimpíada Baiana de Química 2016.

Os estudantes não esconderam a felicidade ao falar da Olimpíada. “É muito gratificante ganhar o prêmio. Estudei bastante durante esse período, mas achei que não ia ganhar. É uma grande surpresa e eu estou radiante”, disse a aluna Sarah Cardoso. “É sempre bom ganhar. Tenho uma boa relação com a matéria e sempre tive vontade de aprender sobre ela, antes mesmo do Ensino Médio. Gosto muito de Matemática e Física, mas a minha melhor experiência estudantil envolve a Química. Esse prêmio me fez relembrar tudo isso” completou Luís Eduardo de Albuquerque. 

Confira a lista de alunos premiados na X Olimpíada Baiana de Química (OBAQ):

 

MEDALHISTAS DE OURO

Lucas da Paz Magalhães – 1º C         
Gabriel Cunha – 2º F


MEDALHISTAS DE PRATA

Moisés Cardoso Couto – 1º A           
Camila Maria Soares de Lima – 3º F

MEDALHISTAS DE BRONZE

Giovanni Rocha – 2º E          
Henrique Sandes – 2º C         
Luis Eduardo de Albuquerque – 3º A           
Flávia Pineiro Nery – 3º F      
Igor Radel Ribeiro – 3º D      
Danton Wilson F. R. Filho – 3º B

MENÇÕES HONROSAS

Leticia Escorse Requião – 2º C
Yuri Micael Veloso – 2º E
Mariana Tourinho Pessoa Rezende – 2º H
Luiza Souza Simões – 2º A
Luana Chacra Carvalho de Quadros – 3º F
Marcella Araújo P. Bastos – 3º D
Clara Suit Queiroz – 3º A
Lucca Souza – 3º B
Giulia Lago Armani – 3º D

Veja também a lista dos vencedores da IX Olimpíada de Química do Vieira:

1ª Série EM

1) Lucas da Paz Magalhães (1ª C) - Ouro
2) Beatriz Rocha Darze (1ª J) - Prata 
3) Gabriela Sarno Brandão (1ª H) - Bronze
4) Matheus Barreto Sampaio (1ª C) – Menção Honrosa
5) Mariana Camelier Mascarenhas (1ª I) – Menção Honrosa

2ª Série EM

1) Henrique Sandes Lima (2ª C) - Ouro
2) Gabriel da Cunha Gomes (2ª F) - Prata
3) Sarah Cardoso Nogueira (2ª C) - Bronze
4) Letícia Escorse Requião (2ª C) – Menção Honrosa
5) Yuri Micael Veloso (2ª E) – Menção Honrosa

  Série EM

1) Luis Eduardo de Albuquerque (3ª A) - Ouro
2) Danton Ribeiro Filho (3ª B) - Prata
3) Igor Radel Ribeiro (3ª D) - Bronze
4) Lucca Souza (3ª B) – Menção Honrosa
5) Clara Suit Queiroz (3ª A) – Menção Honrosa

Deixe seu comentário
Av. Leovigildo Filgueiras, Garcia - 683 CEP: 40100-000 - Salvador - Ba
Tel: (71) 3328-9500 - Fax: (71) 3267-0511
O Colégio Antônio Vieira integra a Rede Jesuíta de Educação, tendo as suas práticas impulsionadas pelos valores da espiritualidade inaciana – marca da nossa identidade e das aproximadamente 1500 unidades de ensino, espalhadas em mais de 60 países. Atendemos a alunos do 1º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, nos turnos matutino e vespertino, além do Ensino Médio Noturno, voltado para Jovens e Adultos.

É mantido pela Associação Antônio Vieira - ASAV, instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente e com Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social - CEBAS, nas áreas de educação e assistência social. Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica – PIEA, oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica e superior, garantindo o acesso, permanência e conclusão. Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social. A ASAV atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei nº 12.101/2009, Lei nº 12.868/2013, Decreto nº 8.242/2014 e Portaria Normativa MEC nº 15/2017.

Clique aqui e saiba mais sobre a importância da filantropia para o País.
2016 - 2019. Colégio Antônio Vieira. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital