Estudantes recebem medalhas de competições de Química

Estudantes recebem medalhas de competições de Química

No dia 29 de outubro, os alunos que se destacaram na X Olimpíada Baiana de Química (OBAQ) participaram de uma cerimônia especial de premiação no Salão Nobre da Reitoria da UFBA. Na ocasião, 10 alunos receberam medalhas de ouro, prata e bronze e outros 9 foram agraciados com menções honrosas pelo bom desempenho na competição, voltada para alunos do Ensino Médio e tecnológico (até o terceiro ano) de escolas públicas e particulares do estado da Bahia.

“O resultado alcançado por nossos alunos foi brilhante. Tudo isso é fruto da dedicação dos estudantes, somada ao papel do Vieira, de fomentar a participação do alunado neste importante espaço de aprendizado. Somente em um ambiente de currículo diversificado a educação integral, de fato, pode acontecer”, destacou o coordenador do Departamento de Química, prof.º João Castro.

A OBAQ é um evento integrante do Programa Nacional Olimpíadas de Química, promovido pela Associação Brasileira de Química (ABQ) – Regional Bahia, e visa estimular o ensino, estudo e pesquisa no campo da química, além de descobrir jovens com talento e aptidões para a área. “Participar de uma Olimpíada como a OBAQ é uma experiência fantástica, que eu recomendo para qualquer estudante. Nós temos a oportunidade de expandir o nosso conhecimento e, ao mesmo tempo, entramos em contato com pessoas que possuem diversas aspirações”, destacou o aluno Danton Ribeiro, medalhista de bronze.

Já a aluna Luana Chacra, que recebeu menção honrosa, valorizou o apoio dado pelos professores. “Tive a oportunidade de participar de outras edições da OBAQ e, em todas, vi o quanto os professores nos incentivam a buscar o conhecimento. Nós temos toda assistência na resolução de questões e na análise do modelo de prova e também assistimos aulas extras que nos ajudam bastante”, ressaltou ela.

Olimpíada Interna

Na última quinta-feira (05/11), os vencedores da IX Olimpíada de Química do Vieira foram premiados em cerimônia realizada no Pátio Centenário do Vieira. A competição acadêmica é destinada aos estudantes do Ensino Médio e segue o modelo das disputas estadual e nacional, em que os alunos são avaliados através de uma prova com questões objetivas e discursivas, elaborada com os conteúdos da respectiva série. A disputa também funcionou como seletiva para a Olimpíada Baiana de Química 2016.

Os estudantes não esconderam a felicidade ao falar da Olimpíada. “É muito gratificante ganhar o prêmio. Estudei bastante durante esse período, mas achei que não ia ganhar. É uma grande surpresa e eu estou radiante”, disse a aluna Sarah Cardoso. “É sempre bom ganhar. Tenho uma boa relação com a matéria e sempre tive vontade de aprender sobre ela, antes mesmo do Ensino Médio. Gosto muito de Matemática e Física, mas a minha melhor experiência estudantil envolve a Química. Esse prêmio me fez relembrar tudo isso” completou Luís Eduardo de Albuquerque.

Confira a lista de alunos premiados na X Olimpíada Baiana de Química (OBAQ):

MEDALHISTAS DE OURO

Lucas da Paz Magalhães – 1º C