Projeto ‘Somos o Amanhã’ discute sustentabilidade

Pensar o futuro com consciência ambiental e sustentabilidade. Esses foram os objetivos do projeto ‘Somos o Amanhã’, do 2º ano EF, que teve sua culminância realizada entre os dias 04 e 05/11, no Auditório Mabel Velloso e na quadra coberta do Vieirinha.

Projeto ‘Somos o Amanhã’ discute sustentabilidade

Pensar o futuro com consciência ambiental e sustentabilidade. Esses foram os objetivos do projeto ‘Somos o Amanhã’, do 2º ano EF, que teve sua culminância realizada entre os dias 04 e 05/11, no Auditório Mabel Velloso e na quadra coberta do Vieirinha. Muitos pais e familiares prestigiaram o evento, que contou com apresentações musicais e de teatro, além da exposição de objetos produzidos pelos estudantes com materiais recicláveis.

“O projeto teve como tema principal a sustentabilidade. Nós trabalhamos durante todo o ano para conscientizar os alunos da importância do cuidado com o meio ambiente, não só em relação às plantas e animais, mas também com o outro. As crianças serão responsáveis pelo futuro e é muito importante conscientizá-las disso”, comentou a coordenadora pedagógica do 1°EF, prof.ª Alice Machado.

De acordo com a professora do 1º ano EF, Ana Verena Melo, o projeto teve participação ativa dos alunos. “Nós trabalhamos aspectos como a água e a reciclagem do lixo. Os alunos trouxeram os materiais, ajudaram na separação, organizaram nos recipientes corretos e utilizaram camisas com as cores de cada material”, disse ela.

Além das apresentações musicais, as crianças desenvolveram uma exposição de panos, quadros, porta-shampoo e porta-retratos, entre outros objetos. “Eu gostei, pois a gente aprendeu a cuidar do planeta”, disse a aluna Ana Vitória Souza. O aluno Bruno Teixeira completou: “Foi muito bom, pois a gente fez muitas coisas legais com material reciclável”.

Os pais que participaram do encerramento da atividade ficaram radiantes com o desempenho das crianças. “Há alguns anos a gente achava que toda essa discussão não fazia sentido e que os recursos naturais não iriam acabar nunca. E, de fato, não é isso. É fundamental que eles cresçam com essa consciência”, destacou o pai Marco Antônio Lima.

A mãe e ex-aluna do Vieira, Adriana Mello, também valorizou a iniciativa. “Eu fiquei bastante emocionada ao ver o meu filho cantando no palco. Os meninos estavam bem organizados e engajados na proposta e isso é um grande mérito da escola. Essa integração do conteúdo com a arte é muito bacana”, finalizou ela.