25 anos da FIC são celebrados com performance histórica dos alunos

A celebração dos 25 anos da Feira de Informação e Cultura (FIC), realizada no dia 31/10, traduziu o esforço e a dedicação dos alunos da 7ª série EF e de toda comunidade educativa do Colégio Antônio Vieira. Os estudantes brilharam na montagem dos stands e nas apresentações musicais realizadas no palco principal,  que envolveram o tema “Os clássicos em cena II”.

O evento lotou a quadra 4 com familiares, funcionários, além de alunos e ex-alunos que participaram de outras da FIC e se emocionaram com a edição deste ano. As pesquisas que resultaram nessa culminância, desse que é um projeto transdisciplinar, foram iniciadas ainda na primeira unidade. No segundo momento, os estudantes produziram seminários em sala de aula, em que compartilharam com os colegas as investigações feitas sobre a temática.

“A FIC começou como Feira das Nações e, ao longo dos anos, sofreu algumas alterações. Hoje, desenvolvemos um trabalho mais integrado e de mobilização dos diversos saberes em torno da temática escolhida. Neste ano, o nosso fio condutor foi estruturado a partir dos clássicos da literatura. A nossa ideia é refletir sobre a importância deles e promover a leitura. No dia 29 de outubro nós comemoramos o Dia Nacional do Livro e a Feira é, também, uma oportunidade de pensar sobre esse instrumento que tem grande valor ao longo da história da humanidade”, ressaltou a coordenadora da 8ª série EF, prof.ª Vânia Virgens.

No dia 30/10, as turmas apresentaram mosaicos que retratavam a história de cada livro, seus personagens e enredo. As peças foram desenvolvidas sob orientação das professoras de Arte, Lívia Ayres e Simone Oliveira. A exposição ainda contou com jornais, produzidos pelos próprios alunos com o apoio das professoras de Língua Portuguesa e Redação, Bárbara Hurst e Alena Freitas, e da educadora do Setor de Mídias, Suzana Sampaio. “Eu gostei muito da FIC. É um projeto que serviu para unir as pessoas da turma e fortalecer espírito do trabalho em equipe. Nós trabalhamos duro e a sensação de ver tudo dando certo foi muito prazerosa”, destacou o aluno Dionísio Guimarães.

As apresentações realizadas no palco principal durante o segundo dia da FIC tiveram a orientação do coreógrafo Márcio Fidélis. “Apesar das dificuldades para dar conta de tudo, o projeto foi muito importante para nos mostrar a importância da leitura e de valores como o amor e a confiança, presentes na obra que a gente estudou”, ressaltou a aluna Maria Fernanda Moraes.

Turmas e Obras

Ao todo, a Feira de Informação e Cultura (FIC) reuniu 11 clássicos da literatura. Confira a lista de obras apresentadas pelas turmas:

Turma A – O Rei Artur e os Cavaleiros

Turma B – O Corcunda de Notre-Dame