Animação e criatividade marcam a culminância do projeto

O encerramento do projeto 'Raízes do Brasil' ficou marcado pela animação e criatividade dos alunos do 1º ano EF.

Animação e criatividade marcam a culminância do projeto

O encerramento do projeto 'Raízes do Brasil' ficou marcado pela animação e criatividade dos alunos do 1º ano EF. A mostra cultural, realizada nos dias 28 e 29 de outubro, no auditório Mabel Velloso, reuniu os resultados do estudo sobre a história do nosso país e a formação do povo brasileiro. Muitos pais e familiares prestigiaram o evento, que também serviu para revelar o potencial artístico dos estudantes.

Sob orientação das professoras, as crianças pesquisaram, estudaram e desenvolveram diversas atividades relacionadas à temática, em que puderam aprender sobre culinária, hábitos, história e demais aspectos culturais das três principais etnias que deram origem ao povo brasileiro: o índio, o negro e o europeu. “A culminância do projeto é resultado dos estudos feitos durante todo o ano letivo. Os alunos apresentaram o conteúdo através da linguagem corporal, de forma mais livre e menos padronizada”, explicou a coordenadora pedagógica do 1°EF, profª. Alice Machado.

Além das apresentações de dança e teatro, a programação ainda contou com uma exposição montada no prédio do 1º ano EF. Os participantes vivenciaram um momento de contação de história, realizada pela equipe da biblioteca do Colégio e, em seguida, conferiram os desenhos de instrumentos musicais e máscaras africanas, entre outros.

“Achei o projeto bastante elucidativo e acredito que vai acrescentar muito no crescimento e aprendizado das crianças. Gostei muito”, comentou o pai vieirense Jaguaraci Costa. Já a mãe Renata Britto valorizou o protagonismo proporcionado pela equipe pedagógica aos pequenos. “Excelente. Acredito que a participação do aluno no processo de aprendizado é a melhor forma de ensino”, disse ela.

As crianças também demonstraram muita alegria ao final das apresentações e festejaram a realização do projeto 'Raízes do Brasil'. “Eu achei muito bom, porque aprendi que nós devemos respeitar as diferenças”, destacou a aluna Heloísa de Andrade. “Eu aprendi sobre os portugueses, africanos e indígenas. Foi muito legal”, completou Jade Serravalle.