Notícias

09h30

Projeto sobre Direitos Humanos promove aula de campo no Parque das Dunas

Nos dias 09, 13, 14 e 16 de outubro, as turmas da 8ª série EF participaram de uma aula de campo das disciplinas ciências e geografia no Parque das Dunas, localizado na Praia do Flamengo, em Salvador.

Compartilhe
Tamanho do Texto
Projeto sobre Direitos Humanos promove aula de campo no Parque das Dunas

Nos dias 09, 13, 14 e 16 de outubro, as turmas da 8ª série EF participaram de uma aula de campo das disciplinas ciências e geografia no Parque das Dunas, localizado na Praia do Flamengo, em Salvador. A atividade, realizada em parceria com o programa “Viaje no Seu Curso”, compõe o projeto Direitos Humanos e Cidadania e buscou proporcionar aos estudantes um momento especial de aprendizado e interação com o meio ambiente, através de uma importante troca de informações.

Os alunos foram recepcionados pelo criador do Parque, Jorge Santana, que ministrou uma palestra sobre a história e o processo de criação da reserva, além das principais espécies existentes no ecossistema de restinga. Em seguida, os estudantes participaram de um momento descontraído de alongamento e iniciaram a trilha, acompanhados pela equipe da Universidade Livre das Dunas (UNIDUNAS) e pelos professores do Vieira. “Quero agradecer à direção, professores, pais e alunos por abraçarem e acreditarem na seriedade de nosso projeto. A partir de hoje, o Colégio Antônio Vieira faz parte do Parque das Dunas”, destacou Jorge.   

Durante o percurso, os alunos conheceram as lagoas e a diversidade da flora local. A cada parada, Jorge Santana e os professores abordavam importantes aspectos para melhor entendimento do ecossistema de restinga. “A relação entre Direitos Humanos e Meio Ambiente foi perfeita, porque os alunos compreenderam a importância da sustentabilidade para eles e também para as futuras gerações. A integração entre os conteúdos de ambas as disciplinas permitiu a reflexão e a percepção do ambiente como um todo”, avaliou o professor de geografia, Douglas Rodrigues.

O momento lúdico de aprendizado e despertar da consciência ambiental trouxe muita entusiasmo aos alunos. “Eu achei bem interessante. Já tinha visto esse ecossistema em algumas partes da cidade, mas não o entendia. É muito importante aprender e reconhecer a importância que ele exerce nas nossas vidas”, disse Henrique Barros. “Achei a experiência muito importante, pois foi uma oportunidade única que nós tivemos para ter contato com o que é discutido em sala de aula de forma mais divertida”, completou a aluna Luisa Maciel.    

Sobre o Parque das Dunas

Administrado pela Universidade Livre das Dunas (UNIDUNAS), o Parque das Dunas está inserido na APA Lagoas e Dunas do Abaeté e compreende uma área de aproximadamente 6 milhões de metros quadrados. A maior parte de sua poligonal está localizada no bairro de Praias do Flamengo, onde também se encontra sua sede. O lugar é de grande importância para o meio ambiente por ser o último manancial urbano do ecossistema de dunas, lagoas e restinga no país. O projeto consiste em um complexo ambiental baseado nas diretrizes da sustentabilidade e voltado para educação, meio ambiente e ecoturismo. Há anos incentiva a visitação de instituições de ensino, associações, ONG’s nacionais e internacionais, entre outros. Saiba mais: http://unidunas.com.br/

Deixe seu comentário
Av. Leovigildo Filgueiras, Garcia - 683 CEP: 40100-000 - Salvador - Ba
Tel: (71) 3328-9500 - Fax: (71) 3267-0511
2016 - 2018. Colégio Antônio Vieira. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital