Projeto sobre Direitos Humanos promove aula de campo no Parque das Dunas

Projeto sobre Direitos Humanos promove aula de campo no Parque das Dunas

Nos dias 09, 13, 14 e 16 de outubro, as turmas da 8ª série EF participaram de uma aula de campo das disciplinas ciências e geografia no Parque das Dunas, localizado na Praia do Flamengo, em Salvador. A atividade, realizada em parceria com o programa “Viaje no Seu Curso”, compõe o projeto Direitos Humanos e Cidadania e buscou proporcionar aos estudantes um momento especial de aprendizado e interação com o meio ambiente, através de uma importante troca de informações.

Os alunos foram recepcionados pelo criador do Parque, Jorge Santana, que ministrou uma palestra sobre a história e o processo de criação da reserva, além das principais espécies existentes no ecossistema de restinga. Em seguida, os estudantes participaram de um momento descontraído de alongamento e iniciaram a trilha, acompanhados pela equipe da Universidade Livre das Dunas (UNIDUNAS) e pelos professores do Vieira. “Quero agradecer à direção, professores, pais e alunos por abraçarem e acreditarem na seriedade de nosso projeto. A partir de hoje, o Colégio Antônio Vieira faz parte do Parque das Dunas”, destacou Jorge.

Durante o percurso, os alunos conheceram as lagoas e a diversidade da flora local. A cada parada, Jorge Santana e os professores abordavam importantes aspectos para melhor entendimento do ecossistema de restinga. “A relação entre Direitos Humanos e Meio Ambiente foi perfeita, porque os alunos compreenderam a importância da sustentabilidade para eles e também para as futuras gerações. A integração entre os conteúdos de ambas as disciplinas permitiu a reflexão e a percepção do ambiente como um todo”, avaliou o professor de geografia, Douglas Rodrigues.

O momento lúdico de aprendizado e despertar da consciência ambiental trouxe muita entusiasmo aos alunos. “Eu achei bem interessante. Já tinha visto esse ecossistema em algumas partes da cidade, mas não o entendia. É muito importante aprender e reconhecer a importância que ele exerce nas nossas vidas”, disse Henrique Barros. “Achei a experiência muito importante, pois foi uma oportunidade única que nós tivemos para ter contato com o que é discutido em sala de aula de forma mais divertida”, completou a aluna Luisa Maciel.

Sobre o Parque das Dunas

Administrado pela Universidade Livre das Dunas (UNIDUNAS), o Parque das Dunas está inserido na APA Lagoas e Dunas do Abaeté e compreende uma área de aproximadamente 6 milhões de metros quadrados. A maior parte de sua poligonal está localizada no bairro de Praias do Flamengo, onde também se encontra sua sede. O lugar é de grande importância para o meio ambiente por ser o último manancial urbano do ecossistema de dunas, lagoas e restinga no país. O projeto consiste em um complexo ambiental baseado nas diretrizes da sustentabilidade e voltado para educação, meio ambiente e ecoturismo. Há anos incentiva a visitação de instituições de ensino, associações, ONG’s nacionais e internacionais, entre outros. Saiba mais: http://unidunas.com.br/