Projeto Ethos 2015 é encerrado com mostra de resultados

A criatividade da 2ª série EM tomou conta do Salão C do Colégio Antônio Vieira na culminância do Projeto Ethos, realizada na última sexta-feira (09/10).

Projeto Ethos 2015 é encerrado com mostra de resultados

A criatividade da 2ª série EM tomou conta do Salão C do Colégio Antônio Vieira na culminância do Projeto Ethos, realizada na última sexta-feira (09/10). Nessa segunda parte da atividade transdisciplinar, os alunos apresentaram o conteúdo pesquisado na primeira etapa em forma de fotografias, almanaque, grafite, canções autorais, making off, banners, além de um sarau.

Entre os dias 05 e 09/10, os estudantes se mobilizaram no planejamento de trabalho e na produção do conteúdo para a mostra de resultados. “A segunda fase do Ethos promove o conhecimento através das emoções e das interações sociais. É o momento em que os alunos aprendem fora da sala de aula e desenvolvem valores como o companheirismo, o respeito pelo outro e o pensar como cidadãos”, destacou o coordenador pedagógico da 2ª série EM, José Teixeira (Zelão).

Nesta edição, o tema escolhido foi “Cidades Rebeldes”, baseado em um livro homônimo que reúne artigos de autores nacionais e internacionais com perspectivas variadas sobre as manifestações que aconteceram no Brasil, a democracia, a mídia, entre outros assuntos. “Vale destacar também que as aprendizagens do processo são importantes para preparar os nossos alunos para os vestibulares e para o ENEM”, completou o prof. Zelão.

Toda a pesquisa aconteceu dentro dos núcleos de criação, sob orientação dos professores. “O Ethos para nós é sempre uma grande surpresa e alegria. É a possibilidade da manifestação de habilidades, competências e valores, além da autonomia do alunado”, destacou o professor de Literatura e orientador dos grupos de fotografias, Paulo Reis.

Os alunos também se mostraram satisfeitos com a realização do projeto. “Eu acho o Ethos muito interessante, pois é um projeto que promove o aprendizado do conteúdo de forma lúdica e, ao mesmo tempo, o desenvolvimento artístico do aluno”, disse Arthur Carvalhal. “O projeto foi muito importante para mostrar que os jovens têm seu papel na sociedade, mas precisam sair da zona de conforto e ir à luta”, finalizou Juliana Pombo.