Arena Cultural 2015 promove diversas atividades no Vieira

Tamanho do Texto

Incentivar o gosto pela leitura e pelas artes. Esse foi o principal objetivo da Arena Cultural, evento promovido pela Biblioteca do Colégio Antônio Vieira, entre os dias 28 e 30 de setembro, com as turmas da 7ª série EF à 3ª série EM e o EJACAV. Pelo segundo ano consecutivo os estudantes participaram de encontros com autores, feiras literárias, palestras, apresentações musicais e saraus. As ações aconteceram simultaneamente na Sala de Arte Sálua Chequer, na Sala C e na Biblioteca.

As atividades abordaram diversos temas, envolvendo o movimento Hip Hop, a importância da leitura, o cuidado com o planeta, a preservação dos patrimônios históricos e culturais, a família e a escolha profissional. “É um espaço que se abre para discussões, interações e contato com culturas diferentes e que possui grande significado na formação dos nossos alunos”, destacou a diretora acadêmica do Vieira, prof.ª Janeide Medrado.

Os alunos das 7ª e 8 ª séries EF assistiram a palestras ministradas pelo DJ Branco, pelo designer Augusto Leal, pela prof.ª Juliana Fonseca e pela autora Maria Cardoso. “Esse momento de integração com os alunos é muito rico. Eles puderam dançar, conhecer de perto e ter contato com a cultura Hip Hop. Isso fortalece e faz com que eles admirem e fortaleçam o movimento”, disse o DJ Branco.  “Incentivar a leitura de adolescentes e jovens é fundamental para que eles desenvolvam habilidades e valores que vão auxiliar no aprendizado e na relação com a escola e com o outro”, ressaltou Augusto Leal.

Durante o segundo dia do evento, as turmas das 1ª e 2ª séries EM tiveram como palestrantes as professoras Sálua Chequer e Luciene Figueiredo, a folclorista e etnomusicóloga Emília Biancardi, o autor Aleilton Fonseca, além dos alunos que compõem o Núcleo Acadêmico de Incentivo ao Conhecimento (NAIC). A programação teve ainda o sarau apresentado pela a Academia Vieirense de Letras e o recital poético “Poesia em Trânsito. “Eu acho muito importante essa integração da escola com a música e o envolvimento com a arte”, comentou a aluna Catharina Moura.

No dia 30/09, a Arena Cultural recebeu como convidados o ex-aluno Tacio Lobo, o autor José Carlos Capinam, o professor Cássio Castro e o autor Vitor Mascarenhas. O cantor Miro Machado e sua banda animaram o intervalo no Pátio Centenário. “Foi um momento de aprendizado muito forte e que abriu horizontes. É bom ter esse contato com a arte. Espero que aconteça mais vezes”, finalizou o aluno Pedro Nascimento.

Tamanho do Texto
2016 - 2018. Colégio Antônio Vieira. Todos os direitos reservados.