Turmas do 7º ano EF celebram a chegada da Primavera com projeto

De forma muito criativa, cheia de cores e sons, os alunos do 7º ano EF apresentaram entre os dias 21 e 23/9 a culminância do projeto “Há flores em tudo que eu vejo”, iniciado na primeira unidade. Sob a orientação dos professores de Artes Visuais, Joseneide Miguez e Camila Govas, e de Música, Poliana Coelho e Ronaldo Oliveira, os estudantes reaproveitaram materiais para transformá-los em arte.

A atividade celebrou a chegada da primavera, que aconteceu nesta quarta (22/9), e serviu para estimular os alunos a refletirem sobre o dever de cuidar do nosso planeta. “Esse é um projeto de muita sensibilidade e envolvimento dos alunos. Nós convidamos os professores de música para fazer parte deste trabalho junto conosco e, no fim, tivemos um trabalho interdisciplinar muito positivo”, destacou a professora Joseneide Miguez.

O projeto começou na primeira unidade, quando os alunos conheceram o trabalho e as obras de Vik Muniz e assistiram ao documentário “Lixo Extraordinário”, que acompanha um projeto social do artista plástico com catadores do lixão de Gramacho, em Duque de Caxias (RJ), considerado o maior da América Latina. A partir deste estudo, os estudantes fizeram exatamente o que Vik propôs no aterro retratado na obra: coletaram os resíduos e cada turma reproduziu um desenho de grandes dimensões com todo o material no pátio do 7º ano EF.

Na segunda parte do projeto, uma exposição de flores criadas pelos alunos colore os pátios e corredores do Vieirinha desde a última segunda-feira (21/09). Neste mesmo dia, foram realizadas apresentações musicais com instrumentos feitos também de materiais reciclados. Os alunos apresentaram um repertório composto por canções que traduzem a atmosfera da primavera. “É fundamental para o ser humano o contato com a arte. A música desenvolve habilidades motoras, o raciocínio lógico, a sensibilidade e os nossos alunos apresentaram espetáculos belíssimos. Estamos muito felizes com o resultado deste projeto”, comentou a professora Poliana Coelho.

Quer saber mais sobre o projeto? Então, confira aqui o vídeo produzido pelo aluno Leonardo Lima do 7º ano EF.