Turmas do 4º ano EF mostram potencial artístico no FEMURE 2015

Turmas do 4º ano EF mostram potencial artístico no FEMURE 2015

A 16ª edição do Festival de Música Religiosa (FEMURE) teve como principais marcas o talento e a criatividade dos alunos do 4º ano EF. O evento, realizado nos dias 28, 29 e 30 de setembro, no auditório Mabel Velloso, reuniu paródias sobre os milagres de Jesus produzidas e ensaiadas durante a unidade. O evento é promovido anualmente pelo Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral (SORPA) e tem como objetivo aproximar as crianças de Deus e ensiná-las sobre o Seu amor do através da música e da dança.

“O FEMURE tem um papel importante na vida das crianças e suas famílias, porque mostra que o trabalho feito está além de uma paródia. Está naquilo que o aluno aprende durante o tempo de preparação, ouvindo a mensagem do Evangelho, e como ele expressa esse aprendizado. A criação das paródias permite que o estudante desenvolva a sensibilidade, a habilidade do trabalho em equipe e a capacidade de fazer conexões entre o religioso e o popular”, comentou o orientador educacional do 4º ano EF, Pe. Leonel Gomes, SJ.

Segundo a professora de Religião do Ensino Fundamental, Maria de Fátima Vergner, o Festival é muito importante para a formação humana e cristã dos estudantes. “A ideia do FEMURE é trabalhar os cinco sinais do Reino. Depois de conhecerem o conteúdo, os alunos sentam em equipe e elaboram uma paródia com supervisão das professoras. É um trabalho lúdico, que as crianças gostam muito. É importante que as turmas compreendam também que Jesus é o Filho de Deus e reconheçam que Ele veio para salvar o homem e fazê-lo feliz”, disse ela.

Muitos pais prestigiaram o evento e vibraram com as apresentações dos filhos com os colegas de turma. Eles também avaliaram de forma positiva a realização do FEMURE. “Essa inclusão da formação cristã no aprendizado das crianças é muito importante para ajudar na construção do caráter. Achei a iniciativa excelente e bastante criativa”, avaliou o pai vieirense Tadeu Cardoso. “Eu considero esse evento de extremo valor na formação das crianças, porque além de trabalhar com a expressão da arte, traz valores importantes para o cidadão, que se conectam à espiritualidade. Foi muito bom”, completou a mãe vieirense Fernanda Mussi.

“Eu achei um momento muito feliz, mas com um pouco de nervosismo também. Foi emocionante ver todo mundo alegre, batendo palmas e nos ouvindo cantar e dançar”, comentou a aluna Fernanda Felix. “Gostei muito de me apresentar para a minha mãe. A gente treinou bastante a música e a dança e ficou bem legal”, finalizou o aluno Hélio Guimarães.