Projeto “Lanterna” promove integração entre alunos da 8° série EF

Projeto “Lanterna” promove integração entre alunos da 8° série EF

Nos dias 18, 19 e 20/9, cerca de 140 vieirenses se reuniram na Casa de Retiro São José, em Mar Grande, para a edição 2015 do projeto “Lanterna”. O evento, que foi promovido pelo Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral (SORPA), contou com o apoio de estudantes das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, que foram os coordenadores do encontro, estimulando o protagonismo juvenil e possibilitando a experiência de jovens evangelizando jovens.

Com o tema central “Ninguém tem maior amor do que dar a vida pelos seus amigos”, a ação proporcionou aos alunos da 8ª série EF o fortalecimento dos valores cristãos através de atividades lúdicas e formativas. “O Lanterna possibilita falar de Deus de uma forma divertida. É um encontro de amigos com muitas surpresas e novidades. Os alunos se reconhecem como filhos de Deus e amigos uns dos outros”, destacou o pastoralista do SORPA, prof. José Paulo Santos.

Em toda a programação, com momentos de meditação, oração, cânticos, dinâmicas e roda de diálogo, os estudantes puderam refletir sobre perdão, amor e amizade, além de exercitar a fé, o trabalho em equipe e o respeito ao próximo. No domingo (20), os alunos retornaram ao Colégio Antônio Vieira e participaram, ao lado dos pais, de uma Celebração Eucarística no Santuário Nossa Senhora de Fátima, encerrando o projeto em clima de união, fé e fraternidade, assim como o que viveram em todo o fim de semana.

Confira abaixo a carta da aluna Lara Dias, da 8ª série EF, que participou do evento e, através das palavras, demonstrou toda sua gratidão aos amigos e funcionários do Vieira:

Nesses últimos três dias, eu participei de algo muito especial. Acho que a coisa mais especial que eu já participei. Quando topei ir para o lanterna eu não entendia a igreja, os seus ensinamentos, não sabia qual era a minha religião. Eu não consiga ver e nem entender o que Deus representava na vida das pessoas. Mas o lanterna mudou completamente a minha forma de ver as coisas. Eu aprendi muito e senti coisas que só quem enxergou a importância do evento é capaz de sentir.

Conheci pessoas como Malu e Paulão, que me marcaram muito, e que eu quero levar para toda a minha vida.

No lanterna eu aprendi a ouvir, a respeitar o outro como ser humano. Aprendi que mostrar o que você sente não tem nada de errado, que amar é o sentimento mais puro e bonito que alguém pode sentir e que nunca é tarde para tentar de novo e recomeçar.

Aprendi também que nós não estamos sozinhos e que se você tiver fé, sempre há uma saída. E finalmente eu vi que o Deus de quem eles tanto falavam era a junção de tudo que eu aprendi e senti. Era o amor, os sentimentos, a solidariedade, o respeito, o estar junto, a amizade, o recomeço e a certeza de que não estamos sozinhos.

Depois dos depoimentos, eu vi que todos aqueles que falaram estavam dividindo conosco o que era fazer parte de algo tão especial. Foi lindo ver como aquilo emocionava todos eles. Depois de chorar muito, eu me senti parte daquilo também.

E o mais especial era o que eles queriam mostrar para nós. Não mediram esforços para nos fazer sentir o mesmo que os juntava. Cada um dos “pilhas”, coordenadores, professores e funcionários abriram seus corações para que nós, lanterneiros, pudéssemos sentir o que eles sentiam e o que o lanterna proporcionava para eles.

Não tenho palavras para agradecer a todos vocês por terem me recebido de peito aberto e por fazerem parte desse momento tão importante na minha vida.

Muito obrigada por me ensinarem tanto e por me tornarem parte dessa luz tão especial.

Beijos,
Lara Dias