Alunos da 7ª série EF participam de palestra sobre crimes cibernéticos

Alunos da 7ª série EF participam de palestra sobre crimes cibernéticos

Publicar, curtir e compartilhar são ações realizadas diariamente por todas as pessoas na internet, principalmente por crianças e jovens. Pensando em ampliar o olhar sobre essa realidade, o Colégio Antônio Vieira, em parceria com o Núcleo de Combate aos Crimes Cibernéticos (NUCCiber), promoveu uma palestra sobre crimes praticados na rede mundial de computadores para os alunos da 7ª série EF, nos dias 14 e 15/09. O evento, realizado na Sala de Arte Sálua Chequer, teve como palestrantes as assistentes técnicas Fernanda Salgado e Elizângela Lopes.

A palestra serviu para estimular os estudantes a refletirem sobre a realidade digital, alertando sobre os limites da internet e auxiliando na prevenção contra atos ilícitos. “Nós fazemos um trabalho de prevenção, orientando os alunos para que eles não ajam de forma antiética nos acessos à internet. Mostramos de forma prática as consequências para quem sofre e quem faz a ação”, destacou Elizângela Lopes.

“Falar sobre essa temática faz parte do nosso cotidiano. A intenção de convidar o Ministério Público para estar no Vieira é ampliar as ações que a gente vem desenvolvendo no dia a dia com esses alunos. Trabalhar o uso adequado da internet, a segurança, o cuidado com o outro e ter a dimensão da consequência de um simples clique”, comentou a orientadora educacional Lívia Farani.

Os alunos ficaram bastante atentos ao conteúdo ministrado e mostraram surpresa com a exposição que redes sociais como o Facebook geram ao indivíduo. “Eu gostei muito da palestra, porque ela mostrou os benefícios e perigos da internet, além de revelar que a gente se expõe muito”, disse Juliana Pitanga. “Eu achei muito interessante a palestra. Não sabia que minha vida podia estar tão exposta com as pequenas informações que posto”, concluiu Sofia Requião.