Jesuítas Brasil FLACSI

Notícias

09h26

Turmas da 1ª série EM apresentam culminância do Projeto Capinam

A culminância do projeto Capinam, apresentada pelas turmas da 1ª série EM, lotou a Sala de Arte Sálua Chequer na última quinta-feira (03/09).

Compartilhe
Tamanho da Fonte
Turmas da 1ª série EM apresentam culminância do Projeto Capinam

A culminância do projeto Capinam, apresentada pelas turmas da 1ª série EM, lotou a Sala de Arte Sálua Chequer na última quinta-feira (03/09). No musical, os alunos uniram teoria e prática para construir análises críticas das composições do poeta e músico José Carlos Capinam, estudadas em sala de aula desde a primeira unidade. As apresentações reuniram diversas linguagens artísticas como teatro, música e poesia.

“Essa é uma parte de toda a atividade desenvolvida ao longo do ano letivo. Dentro da disciplina, os conteúdos são trabalhados de forma bem teórica e pensamos no musical como forma de colocar todo o aprendizado em prática. É a oportunidade do aluno vivenciar e sentir a arte. Todos os estudantes estiveram bem envolvidos e, por isso, o sucesso do trabalho”, destacou a professora de literatura da 1ª série EM, Eneida Santana.

Durante o desenvolvimento da atividade, os estudantes fizeram análises do livro ‘Vinte Canções de Amor e Um Poema quase desesperado’, em que Capinam publica as letras de 20 de suas composições, muito conhecidas do grande público, e descreve o processo de criação delas. A partir do entendimento e da livre interpretação da temática, as turmas criaram espetáculos para debater temas de grande discussão na atualidade, fatos históricos e outras canções que se associam à música-tema.

“Eu gostei muito do projeto, porque havia muita coisa que eu não sabia e acabei aprendendo lá. Enfrentamos muitas dificuldades, mas deu tudo certo no final”, disse o aluno Vitor Vianna. Já a aluna Sabrina Saad destacou a oportunidade de aprender através do teatro. “É uma forma muito boa de aprendizado porque estimula nossa criatividade e nos faz querer pesquisar mais. Você enxerga o assunto de uma maneira diferente”, finalizou ela.

Turmas e Canções

TURMA A: Massemba

TURMA B: Xote dos poetas

TURMA C: Luandê

TURMA D: Ponteio

TURMA E: Cirandeiro

TURMA F: Te Esperei

TURMA G: Moça Bonita

TURMA H: Papel Machê

TURMA I: Água de Meninos

TURMA J: Soy loco por ti, América!

Deixe seu comentário
Av. Leovigildo Filgueiras, Garcia - 683 CEP: 40100-000 - Salvador - Ba
Tel: (71) 3328-9500 - Fax: (71) 3267-0511
O Colégio Antônio Vieira integra a Rede Jesuíta de Educação, tendo as suas práticas impulsionadas pelos valores da espiritualidade inaciana – marca da nossa identidade e das aproximadamente 1500 unidades de ensino, espalhadas em mais de 60 países. Atendemos a alunos do 1º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, nos turnos matutino e vespertino, além do Ensino Médio Noturno, voltado para Jovens e Adultos.

É mantido pela Associação Antônio Vieira - ASAV, instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente e com Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social - CEBAS, nas áreas de educação e assistência social. Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica – PIEA, oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica e superior, garantindo o acesso, permanência e conclusão. Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social. A ASAV atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei nº 12.101/2009, Lei nº 12.868/2013, Decreto nº 8.242/2014 e Portaria Normativa MEC nº 15/2017.

Clique aqui e saiba mais sobre a importância da filantropia para o País.
2016 - 2019. Colégio Antônio Vieira. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital