Etapa do projeto “Cantos e Encantos de Salvador” reúne familiares e amigos em palestras

Conhecer a cidade onde vivemos é algo fundamental para que possamos ser cidadãos mais conscientes das nossas responsabilidades. Essa é a proposta do projeto interdisciplinar “Cantos e Encantos de Salvador”, que vem sendo desenvolvido pelos alunos do 6º ano EF desde a primeira unidade. No dia 26/08 foi a vez das turmas receberem convidados que contaram as histórias de diversos bairros e trouxeram as suas experiências de vida em um momento de uma interatividade e aprendizado.

A coordenadora pedagógica dos 6º e 7º anos EF, prof.ª Eliana Fonseca, destaca que essa etapa do projeto é de fundamental importância para os alunos. “Já houve a apresentação de um seminário em sala e agora há um movimento inverso. Eles buscaram e convidaram os palestrantes, que são pais, parentes, amigos ou vizinhos, provenientes dos bairros estudados e podem contribuir nessa troca de informações”, destacou ela.

“Fui chamado para falar de Itapuã e procurei trazer uma experiência vivencial, que é o que marca essas mentes para o resto da vida. Viver os símbolos de cada lugar é o que nos torna cidadãos diferentes e transformados e humaniza o ensino. A grande expressão de cultura é essa herança que passamos para quem a gente gosta”, destacou o radialista, André Simões.

O estudante Pedro de Andrade se mostrou muito feliz com a participação do seu pai, Aroldo de Andrade, que é ex-aluno do Vieira, nessa etapa do projeto, abordando os bairros situados próximos ao Garcia (Federação, Graça, Vitória e Barra). “Meu pai nunca tinha discursado para os meus colegas. Ele pesquisou sobre todos os locais e foi uma experiência muito legal para quem fez parte”, completou ele.

Para mãe vieirense Eleonora Mascia, que também participou do evento, a oportunidade de conhecer um pouco mais a história de Salvador e de interagir com os alunos foram aspectos marcantes. “Tivemos um momento rico envolvendo as perguntas e acredito que todos nós fizemos uma reflexão sobre essa realidade em que vivemos, sem abrir mão de fazer um resgate da história desses bairros. É uma oportunidade muito importante que o Vieira apresenta”, disse.

Essa etapa do projeto “Cantos e Encantos de Salvador” é o ponto de partida para a construção do roteiro de uma revista eletrônica durante a terceira unidade, que depois segue para a etapa de filmagem. No final de novembro, o projeto final será apresentado aos alunos e pais. “Foi uma aula em que pudemos aprender muito, com muitas histórias interessantes”, ressaltou o aluno, João Victor Camelier.