Alunos do Vieira promovem II Encontro de Novos Peregrinos

Alunos do Vieira promovem II Encontro de Novos Peregrinos

Amizade, espiritualidade e ação social. Esses são os pilares do grupo Peregrinos de Calça Jeans, iniciativa que surgiu em 2013 por jovens do Colégio Antônio Vieira participantes da Semana Santa Jovem, e que agora busca fortalecer as suas atividades. Pelo segundo ano consecutivo, eles realizam o Encontro para Novos Peregrinos (ENP), que dessa vez reuniu 37 jovens, nos dias 15 e 16/08, na Casa de Retiro São José, localizada na região da Cidade Baixa, em Salvador.

A programação do ENP contou com momentos de oração e atividades criativas que envolveram a relação dos jovens com as famílias, com a Igreja e com a sociedade. “Foi um encontro muito rico no sentido de aprofundar a espiritualidade inaciana em nossos jovens e favorecer com que novas pessoas se motivem a integrar o PCJ”, destacou o Pe. Leonel Gomes, SJ.

A oportunidade de participar pela primeira vez do ENP trouxe novas experiências para os jovens.  “Acabei descobrindo muito sobre mim. As atividades foram reflexivas e isso me proporcionou o desenvolvimento de novas ideias sobre o meu cotidiano e relações interpessoais. O PCJ tem uma proposta que vai além das reuniões internas. Ele invade o dia a dia e isso é maravilhoso”, afirmou a aluna Maria Mendes.

Beatriz Carneiro vivenciou a primeira edição do ENP como participante e em 2015 atuou acolhendo os novos integrantes. “É uma experiência gratificante. Poder passar um pouco da vivência inaciana para outros jovens é realmente um motivo de muita honra. Cada encontro é único e isso faz com que seja algo engrandecedor. Espero ser sempre ‘o fogo que acende outros fogos´”, pontuou ela.

Sobre o PCJ

O PCJ realiza reuniões todas as terças-feiras, às 14h, no Colégio Antônio Vieira, a fim de planejar as suas ações. Alunos e ex-alunos podem participar das reuniões e se tornar um componente. Os interessados serão apresentados em um encontro de organizado pelos próprios jovens. A inscrição e informações são divulgadas no Vieira e nas redes sociais, como o Facebook (Grupo Peregrinos de Calça Jeans), que também traz informações e fotos dos trabalhos realizados.