Alunos da 2ª série EM visitam Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC

Alunos da 2ª série EM visitam Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC

As turmas da 2ª série EM do Colégio Antônio Vieira realizaram na última quarta-feira(26/08) uma visita à Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC. A atividade integra o projeto de orientação profissional conduzido pelo Serviço de Orientação Educacional (SOE) e serve para ampliar o olhar em relação às opções de carreira que eles desejam seguir no futuro.

“Escolher uma profissão não é uma tarefa muito fácil. O objetivo deste projeto é proporcionar aos estudantes experiências que os aproximem do mundo do trabalho, enriquecendo o processo de escolha. Os alunos têm a possibilidade de repensar e se perceber em outros ambientes”, destacou a orientadora educacional Daisy Borali.

Acompanhados pelos coordenadores do SENAI, os estudantes conheceram os laboratórios de Hidráulica, Pneumática, Eletrotécnica Industrial, Sistemas Mecatrônicos e Projetos Avançados, entre outros. Os alunos também puderam tirar dúvidas e saber um pouco mais sobre o dia a dia dos profissionais da tecnologia. O coordenador do SENAI, Danilo Guimarães, avaliou a ida do Vieira ao CIMATEC como algo positivo. “É uma grande oportunidade de ter uma vivência muito próxima daquilo que realmente acontece na indústria”, comentou ele.

“Achei a visita bastante interessante, porque tirei muitas dúvidas. Eu tinha intenção de escolher entre várias áreas da engenharia e agora sobraram Mecânica e Mecatrônica, que foram as duas que mais me interessaram”, avaliou o aluno Pedro Henrique Costa. Já a aluna Thamires Figueiredo destacou o conteúdo apresentado durante o período. “Eu gostei muito de conhecer um pouco da estrutura da faculdade e também a opinião dos profissionais sobre as suas áreas de atuação. Fiquei interessada pelo curso de Engenharia de Produção, porque ele se mostrou bem diferente do que eu estava habituada a ouvir”, finalizou.

Ofertas de vagas

Uma matéria exibida pela TV Bahia na noite do dia 26/08 abordou as oportunidades que os cursos técnicos têm oferecido, com um número de vagas maior do que a quantidade de candidatos inscritos. A reportagem mostrou a visita dos alunos do Vieira ao SENAI CIMATEC e trouxe importantes dados sobre o cenário que envolvem essa modalidade de ensino.

VEJA O VÍDEO: