Notícias

08h29

Apresentações teatrais encerram projeto da 8ª série EF sobre Direitos Humanos

Os alunos da 8ª série EF realizaram nos dias 18 e 19/08 o encerramento do projeto interdisciplinar da segunda unidade ‘Direitos Humanos e Cidadania’.

Compartilhe
Tamanho do Texto
Apresentações teatrais encerram projeto da 8ª série EF sobre Direitos Humanos

Os alunos da 8ª série EF realizaram nos dias 18 e 19/08 o encerramento do projeto interdisciplinar da segunda unidade ‘Direitos Humanos e Cidadania’. Durante a primeira etapa, realizada em maio, foram apresentados seminários baseados no livro que leva o mesmo nome do projeto, escrito por Dalmo de Abreu Dallari. Na última fase eles desenvolveram peças teatrais e coreografias sobre os temas estudados. As apresentações aconteceram na Sala de Arte Sálua Chequer.

A atividade teve como ponto de partida a música “Perfeição”, da banda Legião Urbana, buscando resgatar a esperança e a dignidade humana através das apresentações artísticas. “Falar de Direitos Humanos nos remete a contradições porque nós temos uma Declaração Universal, diversos artigos sobre o tema, mas observamos que na prática não existe uma realização disso. Portanto, apostamos no fazer humano com a construção de apresentações teatrais que pudessem contemplar os conhecimentos, tendo como protagonistas os próprios alunos”, ressaltou a coordenadora da 8ª série EF, prof.ª Vânia Virgens.

Em setembro, a prof.ª Vânia, juntamente com a professora de História, Edna Lúcia Maia, e o professor de Ciências, Luís Henrique Gois, irão representar o Vieira no VI Colóquio Latino-Americano de Educação em Direitos Humanos, em Buenos Aires, na Argentina. Na oportunidade, eles vão falar sobre o trabalho desenvolvido com os alunos. “Será uma experiência maravilhosa. O projeto surge de um grande sonho e da ousadia de trazer Direitos Humanos para dentro desta instituição, pensando de forma pioneira. Teremos agora a oportunidade de estar em contato com outras experiências, de falar de todo o processo e de como as coisas caminharam aqui no Colégio”, destacou a prof.ª Edna Lúcia.

“Com esse projeto nós aprendemos que cada um tem seu lugar no mundo. Trata-se de uma experiência grandiosa, que agrega em nossos valores como estudantes, pessoas e, futuramente, profissionais”, disse o aluno Luis Paulo Nolasco. Já aluna Beatriz Teixeira valorizou a iniciativa do Colégio em abordar a temática. “O Vieira tem me surpreendido cada vez mais com a formação humana que eu tenho adquirido. Em trabalhos como esse eu consigo sentir e saber até onde consigo chegar. Nós pudemos refletir sobre uma coisa que nunca paramos para pensar direito”, comentou.

Turmas e Temas

18/08 - MANHÃ

Turma A: “O que são Direitos Humanos?”
Turma B: “Quem é o escravo de hoje?”
Turma C: “Até onde vai o preconceito? Somos todos iguais?”
Turma F: “Como a cidadania evoluiu ao longo da História?”

18/08 - TARDE

Turma H: “O que são Direitos Humanos?
Turma J: “Como a cidadania evoluiu ao longo da História?”
Turma L: “Direito a participação do governo, direito aos serviços públicos e direito à proteção dos direitos: por quê e para quê?”
Turma I: “O que é preciso para alcançar a saúde do corpo e o equilíbrio ambiental?”

19/09 - MANHÃ

Turma D: “Criança e Adolescente: prioridade absoluta. Quem garante?”
Turma E: “Terra e moradia: por que nem todos têm acesso a esses direitos?”
Turma G: “Educação: esse direito é garantido a todos?”

 

Deixe seu comentário
Av. Leovigildo Filgueiras, Garcia - 683 CEP: 40100-000 - Salvador - Ba
Tel: (71) 3328-9500 - Fax: (71) 3267-0511
2016 - 2018. Colégio Antônio Vieira. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital