Apresentações teatrais encerram projeto da 8ª série EF sobre Direitos Humanos

Apresentações teatrais encerram projeto da 8ª série EF sobre Direitos Humanos

Os alunos da 8ª série EF realizaram nos dias 18 e 19/08 o encerramento do projeto interdisciplinar da segunda unidade ‘Direitos Humanos e Cidadania’. Durante a primeira etapa, realizada em maio, foram apresentados seminários baseados no livro que leva o mesmo nome do projeto, escrito por Dalmo de Abreu Dallari. Na última fase eles desenvolveram peças teatrais e coreografias sobre os temas estudados. As apresentações aconteceram na Sala de Arte Sálua Chequer.

A atividade teve como ponto de partida a música “Perfeição”, da banda Legião Urbana, buscando resgatar a esperança e a dignidade humana através das apresentações artísticas. “Falar de Direitos Humanos nos remete a contradições porque nós temos uma Declaração Universal, diversos artigos sobre o tema, mas observamos que na prática não existe uma realização disso. Portanto, apostamos no fazer humano com a construção de apresentações teatrais que pudessem contemplar os conhecimentos, tendo como protagonistas os próprios alunos”, ressaltou a coordenadora da 8ª série EF, prof.ª Vânia Virgens.

Em setembro, a prof.ª Vânia, juntamente com a professora de História, Edna Lúcia Maia, e o professor de Ciências, Luís Henrique Gois, irão representar o Vieira no VI Colóquio Latino-Americano de Educação em Direitos Humanos, em Buenos Aires, na Argentina. Na oportunidade, eles vão falar sobre o trabalho desenvolvido com os alunos. “Será uma experiência maravilhosa. O projeto surge de um grande sonho e da ousadia de trazer Direitos Humanos para dentro desta instituição, pensando de forma pioneira. Teremos agora a oportunidade de estar em contato com outras experiências, de falar de todo o processo e de como as coisas caminharam aqui no Colégio”, destacou a prof.ª Edna Lúcia.

“Com esse projeto nós aprendemos que cada um tem seu lugar no mundo. Trata-se de uma experiência grandiosa, que agrega em nossos valores como estudantes, pessoas e, futuramente, profissionais”, disse o aluno Luis Paulo Nolasco. Já aluna Beatriz Teixeira valorizou a iniciativa do Colégio em abordar a temática. “O Vieira tem me surpreendido cada vez mais com a formação humana que eu tenho adquirido. Em trabalhos como esse eu consigo sentir e saber até onde consigo chegar. Nós pudemos refletir sobre uma coisa que nunca paramos para pensar direito”, comentou.

Turmas e Temas

18/08 - MANHÃ

Turma A: “O que são Direitos Humanos?”
Turma B: “Quem é o escravo de hoje?”
Turma C: “Até onde vai o preconceito? Somos todos iguais?”
Turma F: “Como a cidadania evoluiu ao longo da História?”

18/08 - TARDE

Turma H: “O que são Direitos Humanos?
Turma J: “Como a cidadania evoluiu ao longo da História?”
Turma L: “Direito a participação do governo, direito aos serviços públicos e direito à proteção dos direitos: por quê e para quê?”
Turma I: “O que é preciso para alcançar a saúde do corpo e o equilíbrio ambiental?”

19/09 - MANHÃ

Turma D: “Criança e Adolescente: prioridade absoluta. Quem garante?”
Turma E: “Terra e moradia: por que nem todos têm acesso a esses direitos?”
Turma G: “Educação: esse direito é garantido a todos?”