Aluno do Vieira se torna embaixador da campanha Inacianos pelo Haiti

Aluno do Vieira se torna embaixador da campanha Inacianos pelo Haiti

O Colégio Antônio Vieira tem buscado caminhos para envolver cada vez mais toda comunidade educativa na campanha Inacianos pelo Haiti. Além das mobilizações de arrecadação realizadas ao longo do ano, uma iniciativa inovadora foi a escolha de um embaixador, que contou com a participação dos integrantes do Grêmio Estudantil. Eles selecionaram o tesoureiro e aluno da 2ª série EM, Lucas Gil, para coordenar ser o agente de mobilização no Vieira para ações que busquem a melhoria da educação de crianças e jovens haitianos.

“Trata-se de algo pioneiro que fizemos após a eleição da chapa Metax, que tem como objetivo divulgar ainda mais a campanha. Tornar um dos nossos alunos embaixador vai fazer com que as nossas mobilizações sejam intensificadas e possamos fazer muito pelo Haiti”, destacou o coordenador do Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral (Sorpa), prof. João Ramiro.

Lucas Gil destacou a necessidade de colocar a campanha dentro das iniciativas do Grêmio. “Vamos trazer diversas ações relacionadas ao Haiti, a fim de motivar as doações”, afirmou. Ele complementou: “Ter sido eleito embaixador foi muito importante para mim, pois é uma experiência que supera as barreiras do colégio, da Bahia e do Brasil. Nós reclamamos muito da realidade que enfrentamos aqui no nosso país, mas temos que ter a noção de que tudo no Haiti é muito mais difícil. Poder passar essa consciência para todas as pessoas que formam a comunidade educativa do Vieira (pais, alunos e funcionários) é uma missão muito importante, que trará ótimos resultados”.

Segunda fase

Criada pela FLACSI (Federação Latino-americana de Colégios da Companhia de Jesus), em 2011, a Campanha Inacianos pelo Haiti promove um intenso trabalho com as escolas haitianas. “Essa iniciativa permitiu que 14 escolas tivessem condições mínimas de infraestrutura para poder funcionar. Após analisar a situação do país, ficou decidido que a melhor forma de ajudar a população era através da educação”, afirma Jimena Castro, coordenadora da Campanha Inacianos pelo Haiti. Em 2015, a iniciativa entrou em sua segunda fase, que perdurará até o final do ano que vem.

Desde o início, a Campanha Inacianos pelo Haiti já conquistou muitos colaboradores. “A iniciativa está presente também no coração das pessoas, que não enviam só dinheiro, mas também mensagens de apoio”, ressalta a coordenadora. A mobilização dos colégios da Rede Jesuíta de Educação em prol do Haiti é muita significativa para a população. “Hoje, eles sabem que no continente pertencem a uma rede inaciana que está atenta a eles. Isso dá coragem e força para que continuem transformando sua própria realidade. Eles sabem que não estão sozinhos”, conclui Jimena.

Saiba como participar: ignacianosporhaiti.org