Notícias

08h05

Debate e ação de incentivo à leitura marcam Semana do Estudante do Vieira

Você já parou para pensar que as suas ideias podem mudar o futuro do Brasil? Movidos por essa pergunta, alunos do Ensino Médio do Colégio Antônio Vieira

Compartilhe
Tamanho do Texto
Debate e ação de incentivo à leitura marcam Semana do Estudante do Vieira

Você já parou para pensar que as suas ideias podem mudar o futuro do Brasil? Movidos por essa pergunta, alunos do Ensino Médio do Colégio Antônio Vieira e convidados realizaram uma inesquecível troca de ideias, na Sala de Arte Sálua Chequer, durante a noite de 11/08, data em que é celebrado o Dia do Estudante. Compuseram a mesa os estudantes Catherine Maynart, Clara Suit, Ricado Penido e Luís Eduardo Freire.  Além deles, o evento trouxe como convidados a professora de história, Marli Sales, a jornalista e diretora do Instituto Inspirare, Anna Penido, e a diretora-geral do Vieira, prof.ª Mariângela Risério.

O evento foi proposto pela aluna Catherine Maynart, idealizadora do Núcleo Acadêmico de Incentivo ao Conhecimento (NAIC), projeto selecionado para ser apresentado na Conferência Mapa Educação, que acontecerá no dia 29 de agosto, em Brasília. “Nós falamos muito sobre educação e do que gostaríamos de mudar, mas não há uma atitude nesse sentido. Eu espero que o NAIC seja um espaço que nos ajude nesse processo de mudança, trazendo uma nova perspectiva sobre o aprendizado. Existe muito conhecimento fora da sala de aula e as pessoas precisam saber mais sobre essas novas formas de adquirir o saber”, destacou Catherine.

A prof.ª Mariângela Risério ressaltou a importância de discutir o futuro do Brasil por meio da educação. “É um momento privilegiado, pois nós queremos caminhar juntos. Não se faz escola de cima para baixo, com decretos. São pessoas que dão sentido e significado a tudo que fazemos. Encontramos caminhos quando refletimos e sonhamos coletivamente. Vamos trabalhar para que o Vieira continue transformando alunos em pessoas que buscam com suas ações fazer um mundo melhor”.

Anna Penido elogiou a iniciativa dos alunos e debateu importantes aspectos relacionados ao papel da sociedade e às políticas públicas direcionadas à educação. “As pessoas sabem que precisam melhorar a educação, criticam tudo que está aí, mas poucas se dão ao trabalho para pensar em como essa mudança pode de fato acontecer. A participação da participação juvenil não se faz apenas com protestos ou denúncias, mas também com propostas e ações efetivas. Todos precisam ser partes da solução”, afirmou ela. 

A experiência na Academia Vieirense de Letras e Artes foi o ponto de partida para a fala de da aluna Clara Suit. “Estímulo, em todos os sentidos, é palavra-chave de todo processo que a gente quer mudar na educação. Observamos que na Academia há um grande empreendedorismo e criatividade, vindos de jovens inspirados por uma proposta. No atual cenário em que vivemos, percebemos que existe uma desvalorização e falta de reconhecimento da importância da educação e do seu processo na formação de indivíduos”, frisou ela. Após as colocações feitas pelos integrantes da mesa, a plateia levantou importantes questionamentos e houve um momento privilegiado de discussão  e interação.

Outras ações

A Semana do Estudante 2015 também ficou marcada pelo início da campanha #CompartilheLivros. A iniciativa permitiu que os alunos levassem livros gratuitamente para as suas casas e trouxessem outros já lidos a fim de que fosse utilizada por outro estudante. Os espaços de troca foram localizados no Vieirão e no Vieirinha durante os três turnos. Diversas ações de mobilização também aconteceram no intervalo, envolvendo apresentações artísticas, dentre outras atividades.

Compartilhe
Tamanho do Texto
Deixe seu comentário
Av. Leovigildo Filgueiras, Garcia - 683 CEP: 40100-000 - Salvador - Ba
Tel: (71) 3328-9500 - Fax: (71) 3267-0511
2016 - 2018. Colégio Antônio Vieira. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital