Jesuítas Brasil FLACSI

Notícias

09h00

Turmas do 7º ano EF refletem sobre questões sociais em ciclo de palestras

As turmas do 7º ano EF participaram do seminário “Igreja, Escola e Sociedade: a serviço do outro”, realizado no dia 03/08.

Compartilhe
Tamanho da Fonte
Turmas do 7º ano EF refletem sobre questões sociais em ciclo de palestras

As turmas do 7º ano EF participaram do seminário “Igreja, Escola e Sociedade: a serviço do outro”, realizado no dia 03/08. A atividade foi inspirada na Campanha da Fraternidade 2015, que tem como lema “Eu Vim para Servir”. Na oportunidade, familiares e profissionais especializados ministraram palestras sobre questões de cunho social para os alunos. A iniciativa servirá como fio condutor do trabalho interdisciplinar em que os estudantes vão produzir curtas-metragens sobre o subtema estudado.

Os alunos assistiram a palestras sobre ética, sustentabilidade, solidariedade, exclusão social, democracia e ditadura, amor ao próximo e bullying, entre outros assuntos. “Foi um momento de grande valia para os estudantes. Tivemos a oportunidade de ouvir relatos de experiências. Tenho certeza que eles aprenderam bastante com este seminário”, ressaltou a professora de Português e Redação do 6º e 7ºanos, Yeda Neves.

O diretor de Gestão de Pessoas do Vieira, Sergio Silveira, ministrou a palestra na turma H. Ele se mostrou feliz com a recepção dos alunos. “Eu senti dos alunos um olhar de acolhimento à proposta. Percebi que eles anotaram muitas coisas, estavam com os olhinhos bastante atentos. Espero que eles consigam produzir o documentário, que é o produto final desta experiência. E, por fim, que eles consigam enxergar a importância do cuidado com o outro. Que eles levem esse conhecimento não só para a escola e para suas tarefas, mas também para a vida”, comentou.

A aluna Paula Tourinho se mostrou satisfeita com a realização das palestras. “Eu achei a iniciativa ótima, porque trouxe para os alunos uma pessoa que conhece mais sobre a realidade. E tudo foi passado de forma mais leve. Eles usaram slides, imagens, trouxe relatos da própria vida. Isso será muito útil para nós, estudantes, na produção do roteiro de nossos trabalhos”, relatou.

Temas e palestrantes – A turma A recebeu a mãe Shirley Pires, a promotora Ana Bernadete de Andrade e o advogado Bento Luiz Villa Nova, que falaram sobre ética e política. Já a turma B aprendeu sobre sustentabilidade com a engenheira ambiental Tatiane Navarro. Os pais Marcos José Viana e Hugo Oliveira dos Santos falaram de solidariedade para o 7º ano C. Os advogados Hersen Cumming e Luis Augusto Coutinho abordaram a exploração do trabalho infantil para a turma D. O Doutor em Educação, Cláudio Alves de Amorim, trouxe o tema exclusão social para os alunos do 7º ano E. Já a psicóloga Gisela Tapioca e a professora Alessandra Caramori debateram sobre a valorização da terceira idade para a turma F.

No turno vespertino, a turma G aprendeu com o professor Pedro Prata e o advogado Miguel Dantas sobre democracia e ditadura. Para estudar sobre amor ao próximo, os alunos da turma H receberam o diretor de Gestão de Pessoas do Vieira, Sergio Silveira. Guerra e Paz foi o tema abordado no 7º I pelo historiador Evergton Sales. A advogada Mirela Possídio e a avó Consuelo Medauar falaram sobre bullying e cyberbullying para os alunos da turma J.

Deixe seu comentário
Av. Leovigildo Filgueiras, Garcia - 683 CEP: 40100-000 - Salvador - Ba
Tel: (71) 3328-9500 - Fax: (71) 3267-0511
O Colégio Antônio Vieira integra a Rede Jesuíta de Educação, tendo as suas práticas impulsionadas pelos valores da espiritualidade inaciana – marca da nossa identidade e das aproximadamente 1500 unidades de ensino, espalhadas em mais de 60 países. Atendemos a alunos do 1º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, nos turnos matutino e vespertino, além do Ensino Médio Noturno, voltado para Jovens e Adultos.

É mantido pela Associação Antônio Vieira - ASAV, instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente e com Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social - CEBAS, nas áreas de educação e assistência social. Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica – PIEA, oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica e superior, garantindo o acesso, permanência e conclusão. Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social. A ASAV atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei nº 12.101/2009, Lei nº 12.868/2013, Decreto nº 8.242/2014 e Portaria Normativa MEC nº 15/2017.

Clique aqui e saiba mais sobre a importância da filantropia para o País.
2016 - 2019. Colégio Antônio Vieira. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital