Notícias

09h20

Celebrações e homenagens marcam Dia de Santo Inácio de Loyola no Vieira

A celebração do Dia de Santo Inácio de Loyola (31/07) foi muito especial para toda comunidade educativa do Colégio Antônio Vieira.

Compartilhe
Tamanho do Texto
Celebrações e homenagens marcam Dia de Santo Inácio de Loyola no Vieira

A celebração do Dia de Santo Inácio de Loyola (31/07) foi muito especial para toda comunidade educativa do Colégio Antônio Vieira. Professores, funcionários, alunos e familiares participaram da programação, iniciada às 6h30, com uma missa na capela Menino Jesus, no Vieirinha. As atividades aconteceram por toda manhã, pela tarde e foram encerradas com uma missa festiva à noite, seguida de uma grande confraternização que contou o a apresentação do grupo musical Ricardo Marques e Quarteto.

“Ao longo da semana fizemos memória da vida de Santo Inácio de Loyola, que dá razão e sentido a existência desta escola. Sem ele, essa história não teria acontecido. Não estaríamos aqui neste espaço educativo. É um dia de profunda alegria e de reflexão sobre as nossas origens. É importante lembrarmos da vida de Santo Inácio com profunda gratidão a Deus pelo legado espiritual e pedagógico que ele nos deixou”, ressaltou diretora geral do Colégio Antônio Vieira, prof.ª Mariângela Risério.

Os estudantes do Vieirinha participaram ativamente da celebração, realizada às 7h30 e às 13h30, no Ginásio de Esportes. O aluno Luis André Cavalcante, do 5º ano EF, foi escolhido para representar Santo Inácio de Loyola na apresentação teatral e se mostrou feliz com a experiência. “Foi ótimo. Eu nem sabia que ia ser escolhido para esse papel tão importante. Fiquei muito feliz”, disse ele.

Muitos familiares fizeram questão de prestigiar esse momento de gratidão e alegria pela vida de Santo Inácio de Loyola ao lado de seus filhos. O pai Fábio Burgos parabenizou o Vieira por tornar as crianças protagonistas em um momento tão singelo. “Essa atitude do Colégio de fazer com que as crianças participem é muito importante. Fazer com que eles se conscientizem dos valores religiosos proporcionará uma diferença muito grande no futuro”, ressaltou.

A data também marca mais uma ação em prol da campanha ‘Com Santo Inácio pelo Haiti’, que homenageia o patrono através da mobilização de instituições jesuítas no mundo inteiro, com foco na formação de professores haitianos. “Fizemos essa campanha de arrecadação com as turmas do 6º ano EF à 3ª série EM. É fundamental que os nossos alunos percebam, através dela, que o Cristo que sofre não está apenas em nosso bairro, perto de nós, mas também em outro país, como no caso das crianças do Haiti”, destacou o coordenador do SORPA, prof. João Ramiro.

Novo espaço

Às 8h30, a diretora geral do Colégio Antônio Vieira, prof.ª Mariângela Risério, inaugurou o novo espaço de lazer do Vieirinha, repleto de brinquedos. O coordenador geral do Vieirinha, prof.º Renato Barros, destacou os benefícios que o mirante vai trazer ao dia a dia dos alunos. “Esse novo espaço trará uma contribuição especial como possibilidades de lazer e recreação, aspecto que faz parte da realidade das crianças. É um ambiente bonito, que certamente será bem aproveitado pelas turmas do 1º e 2º  anos EF e pelos demais alunos que quiserem utilizá-lo”, disse.
 

Homenagem

O clima de emoção tomou conta da Sala de Artes do Vieira, às 10h30. Na oportunidade, a prof.ªMariângela Risério inaugurou o mosaico em cerâmica produzido pelos professores durante o seminário de formação realizado no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), em dezembro de 2014, sob a orientação da artista plástica Hilda Salomão. “A beleza está no conjunto. Quero parabenizar os professores que se uniram na construção deste trabalho”, disse a diretora.

“O projeto Mural Aberto é um trabalho coletivo, feito à várias mãos, e que nos surpreendeu. Ficou uma coisa linda. É o resultado concreto da parceria entre o Museu de Arte Moderna da Bahia e o Colégio Antônio Vieira. Uma experiência muito rica”, destacou a coordenadora do Núcleo Educativo do MAM, Eliana Moniz. 

A orientadora educacional do 6º ano EF, prof.ª Ivana Lopes, participou da construção coletiva e valorizou a experiência. “O mosaico é um marco do trabalho iniciado no final de 2014. Nós pudemos revelar nosso talento através desta técnica e nos perceber capazes de sermos artistas. Juntos, fizemos uma bela obra”, disse.

Em seguida, uma homenagem muito especial emocionou a prof.ª de música Sálua Chequer. Ao lado dos colegas de trabalho e de seus três filhos, os ex-alunos Antônio, João e Pedro Chequer, Sálua viu a Sala de Arte do Vieira receber o seu nome. “Eu não esperava. Isso nunca passou pela minha cabeça. Eu sou movida pela paixão às linguagens artísticas e todo esse momento me soou como um reconhecimento a isso. Fiquei muito feliz”, comentou ela. 

“Essa é uma justa homenagem pela contribuição que a professora Sálua nos dá há tantos anos. Através do seu olhar sobre a arte e as interações que ela traça entre essa comunidade e a cidade de Salvador. Grandes contribuições como educadora e artista”, finalizou a diretora geral, prof.ª Mariângela Risério.

Compartilhe
Tamanho do Texto
Deixe seu comentário
Av. Leovigildo Filgueiras, Garcia - 683 CEP: 40100-000 - Salvador - Ba
Tel: (71) 3328-9500 - Fax: (71) 3267-0511
2016 - 2018. Colégio Antônio Vieira. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital