Vieira estimula protagonismo juvenil através do projeto de voluntariado educativo

Alunos e ex-alunos se reuniram na Sala de Artes do Colégio Antônio Vieira para discutir sobre o voluntariado educativo na última terça-feira (28). Representantes dos cinco projetos já contemplados com a ação apresentaram o trabalho desenvolvido com as instituições escolhidas aos interessados em fazer parte do projeto. O objetivo do encontro foi mostrar como funciona o processo, estimulando a participação de novos colegas.

O projeto educativo partiu do desejo dos alunos Ensino Médio de ajudarem o próximo. A iniciativa é coordenada pelo Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral (SORPA), com organização dos pastoralistas José Paulo Silva e Marivalter Barbosa. Ao todo, cinco grupos participam do voluntariado educativo do Vieira: iniciativas para Mudar o Mundo (IPMM), Escolinha Padre São Miguel, Peregrinos de Calça Jeans (PCJ), O Milagre do Pão e Alegrai-vos.

“O voluntariado é a representação do que é uma escola jesuíta. É uma alegria enorme ver todos esses meninos apresentando projetos que eles mesmo criaram”, destacou o coordenador do SORPA, João Ramiro.

O estudante Ítalo Martins esteve presente na reunião e valorizou o apoio do Vieira à ação. “Eu acho que todo mundo tem um pouco de vontade de ajudar o próximo. É um presente estudar em uma escola e estar perto de pessoas que se colocam como iniciativa para ser a mudança”, comentou.

Protagonismo juvenil

Uma das iniciativas que fazem parte do projeto de voluntariado do Vieira é coordenada pela aluna Vanessa Fróes. Intitulada Iniciativas para Mudar o Mundo (IPMM), a ação nasceu no final de 2014, através de um diálogo da estudante com a prima sobre os problemas sociais no mundo. Hoje, a equipe possui 13 pessoas. “Nossa primeira atividade aconteceu em uma creche, no Dia das Crianças. A gente arrecadou dinheiro e brinquedos. Nós também passamos o dia fazendo a alegria dos pequenos”, contou ela.

A partir deste primeiro gesto, o IPMM não parou mais. Segundo Vanessa, a equipe passou a fazer tudo o que aparecia para ajudar o próximo. Foi assim que eles conheceram o projeto Levanta-te e Anda, promovido pela Arquidiocese de Salvador. Na oportunidade, a equipe visitou o Centro de Convivência para moradores de rua e realizou atividades artesanais com material reciclável e pintura, além de promover partidas de dominó, baralho e quebra-cabeça.

Neste contato, os alunos perceberam que os brinquedos utilizados estavam velhos e incompletos. Esse foi o pontapé para uma nova ação, realizada há cerca de 20 dias. O grupo promoveu a “Reforma do Cantinho dos Jogos”, em que levou ao espaço brinquedos em bom estado de uso e um baú para o local. Até o final do ano, a equipe ainda planeja reformar outros setores da instituição como o dos livros e o de roupas. “É difícil fazer com que as pessoas se sintam comovidas em ajudar. Mas acredito que se apenas uma for estimulada a fazer o bem já valeu a pena”, concluiu.