Turmas do 5º ano EF prestam homenagens aos avós

Os alunos do 5º ano EF participaram de uma homenagem feita às avós na última quinta-feira (23), no Vieirinha.

Turmas do 5º ano EF prestam homenagens aos avós

Os alunos do 5º ano EF participaram de uma homenagem feita às avós na última quinta-feira (23), no Vieirinha. A atividade compõe o projeto “Criações Infantis” e partiu de uma roda de leitura feita em família, com base no conto “O Baú Secreto da Vovó”. A homenagem também fez referência ao dia 26 de julho, quando se celebra o dia de Santa Ana e de São Joaquim, avós de Jesus Cristo.

“Por meio desse projeto nós trabalhamos a ética e a pluralidade cultural. Ao convidar as avós para participarem da homenagem que preparamos, fizemos com que elas se tornassem protagonistas, agregando valor à formação integral dos alunos. Nesta experiência de troca, as avós trouxeram sabedoria, revelaram histórias e apresentaram valores como o cuidado e a fraternidade”, disse a coordenadora dos 4º e 5º anos EF, prof.ª Mariângela Rosier.

A programação contou com uma oração conduzida pelo pastoralista do SORPA, Antônio Diniz, que falou sobre a importância de Santa Ana e de Joaquim. “As crianças devem ter seus avós como modelo. São pessoas que transmitem muito amor, carinho e atenção. Eles não se sentem sozinhos, pois a figura do avô e da avó representa a esperança”, comentou Diniz.

Em seguida, as professoras entregaram medalhinhas de Santa Ana às crianças, que as repassaram para as avós, em um momento de muita emoção e partilha. Já em sala de aula, os alunos e suas vovós participaram da “Hora do Conto”, quando foi aberto um espaço de troca de experiências e resgate de histórias de família.