Formação de líderes em pauta no Vieira

Formação de líderes em pauta no Vieira

O Projeto de Formação de Líderes se constitui como uma das frentes de trabalho do Serviço de Orientação Educacional (SOE) do Colégio Antônio Vieira. Tem como objetivo promover a formação ética, política e cidadã dos alunos envolvidos no contexto educacional. Essa iniciativa foi apresentada às famílias no dia 14/07, em um encontro realizado na Sala de Artes do Vieira, cercado por muitos depoimentos dos jovens, que mostraram como estão vivenciando a experiência junto aos seus colegas no cotidiano, com todos os desafios que acontecem nesse momento de aprendizado para eles.

A orientadora educacional da 2ª e da 3ª série EF, prof. Lívia Farani, explica que uma das formas que o SOE optou para trabalhar o protagonismo juvenil foi utilizar propostas educativas fundamentadas na resolução de conflitos e de problemas cotidianos, através das  Assembleias  Escolares. “Trata-se de um projeto que se inicia com as eleições dos líderes de turmas. O apoio da família é de fundamental importância, pois acreditamos na parceria e sintonia deles com as atividades propostas pelo Vieira”, destacou ela.

As ações do Projeto de Formação de Líderes acontecerão ao longo do semestre. “É muito importante, não somente para os alunos que estão envolvidos nessa atividade de liderança, mas também para promover essa interação com as famílias. Liderar é algo que a gente aprende com os nossos pais e estar aqui com a minha mãe para aprender um pouco mais com as nossas experiências e com que o Vieira está disposto a nos ensinar é algo muito especial”, afirmou a vice-líder da 2ª série EM (Turma A), Juliana Pombo.

A mãe de Juliana, Denise Martins Pombo, destaca que é fundamental trazer a família para acompanhar e estimular esse processo de liderança que vem sendo desenvolvido dentro do colégio. “Esse convívio, que no mundo de hoje é tão difícil de encontrar, traduz a preocupação que o Vieira tem em fazer com que os jovens possam se desenvolver, trabalhando em coletividade. Fiquei muito feliz em participar e espero que poder acompanhar cada vez mais de perto tudo isso”, ressaltou ela.

Sintonia com a liderança Inaciana

A diretora-geral do Vieira, prof. Mariângela Risério, destaca que a liderança faz parte do DNA da Companhia de Jesus. “Inácio de Loyola foi um grande líder e isso é algo que faz parte do projeto educativo dos colégios da Rede Jesuíta.  Este momento com as famílias foi essencial para mostrá-las a importância do reconhecimento que os  seus filhos tiveram ao serem eleitos como líderes. Entendemos que essa liderança será refletida no futuro desses jovens, durante as suas trajetórias profissionais e no exercício da sua cidadania”, afirmou.

O encontro de apresentação às famílias do Projeto de Formação de Líderes também contou com a presença de alunos que participaram do Curso-Taller Internacional Arupe IV, realizado na Colômbia entre os dias 23 de maio e 07 de junho.  O evento anualmente traz a espiritualidade inaciana como base fundamental para formar jovens lideranças. Foi a segunda participação do Colégio Antônio Vieira, que enviou os alunos Vanessa Fróes, da 3ª série EM, além de Beatriz Carneiro, Lucas Rodrigues e Raul Nascimento, que cursam a 2ª série EM.