Amigos, atletas e alunos

Amigos, atletas e alunos

Administrar o tempo é uma das tarefas mais difíceis no mundo atual. Lidar com prazos apertados, cobranças e uma constante busca por resultados são situações que exigem foco e muita disciplina. Esses desafios que já fazem parte da rotina dos amigos Clara Berenguer e Pedro Mota, ambos alunos da 2ª série EM do Vieira. Eles são atletas de alto rendimento e possuem uma agenda pesada de treinos, mas se aplicam para conciliar as atividades escolares com as competições.

Clara passou a se dedicar diariamente à natação aos 8 anos, quando estava na 2ª série EF. Ela conta que começou a participar dos campeonatos estaduais e regionais já nessa época. “Conquistei o campeonato baiano e o Norte/Nordeste, mas para isso tenho uma rotina movimentada. Acordo diariamente às 4h da manhã para primeira parte do treino. Em seguida, vou para o Vieira e à tarde nado a partir das 15h30. O apoio que a gente recebe dos professores aqui do colégio é muito importante, mas a disciplina para acompanhar as matérias é um grande desafio diário, assim como os treinamentos”, revelou.  Ela está se preparando para passar 15 dias nos Estados Unidos, onde vai ter treinos direcionados para melhorar fundamentos do esporte.

A história de Pedro com o Stand Up Race, que é uma corrida realizada com remadas sobre uma pranchão, é mais recente.  Ele conheceu o esporte em Praia do Forte e logo se interessou em aprender e competir. “Estou praticando há um ano. Era apenas uma brincadeira, mas quando meu técnico me sugeriu participar de uma competição em Costa do Sauípe, eu topei e decidi treinar com mais empenho”, disse ele. Tendo mais dedicação e equipamentos certos, os resultados começaram a aparecer. Pedro conquistou o Campeonato Baiano de 2014 e já está competindo na edição deste ano.

Apoio

Pedro e Clara contam com um grande apoio das suas famílias. Seus pais e irmãos também possuem uma relação com as atividades esportivas e são grandes incentivadores no cotidiano de cada um deles. Ele acredita que essa é a base que o mantém firme para conseguir aliar os treinos às demandas da vida escolar. “Para competir em alto nível é preciso ter disciplina mental e corporal. Isso é algo que a gente incorpora na escola, tendo foco e procurando aproveitar o tempo que temos da melhor forma possível. Manter um alto nível de atenção na aula e procurar não acumular atividades são itens fundamentais”, destacou.

Segundo Clara, a dificuldade que a rotina de treinos traz, somada aos desafios da vida escolar, são compensadas pelo prazer de nadar e de participar das competições. “O esporte é algo surreal, que sempre me surpreende. Eu gostaria que todas as pessoas tivessem a oportunidade de praticar de esportes e de competir. É um ambiente onde conhecemos muitas pessoas e fazemos amizades especiais. Passamos mais tempo com elas do que com as nossas famílias e sempre aprendemos muito. Procuramos trazer essa energia para o nosso dia a dia”, finaliza ela.