Projeto Ethos discute a realidade das cidades no mundo contemporâneo

Projeto Ethos discute a realidade das cidades no mundo contemporâneo

Desenvolvido há 10 anos pelo Colégio Antônio Vieira, o Projeto Ethos é uma atividade transdisciplinar da 2ª série EM. A iniciativa busca provocar nos alunos reflexões sobre tudo que é feito em sociedade e as construções nos âmbitos pessoal, comunitário e planetário, através recortes midiáticos com temas sociais.

Neste ano, o tema escolhido foi “Cidades Rebeldes”, baseado no livro homônimo, lançado em julho de 2013 pela editora Boitempo. O livro reúne artigos de autores nacionais e internacionais com perspectivas variadas sobre as manifestações que aconteceram no Brasil, a questão urbana, a democracia e a mídia, entre outros assuntos.

O projeto é desenvolvido em duas etapas com as turmas. “O Ethos exige um protagonismo muito grande por parte dos alunos. No primeiro momento, os professores lançaram questionamentos para que os grupos pesquisassem em cinco diferentes modalidades (análise técnica, fanzine, página no Facebook, matéria jornalística e Instagram)”, explicou o coordenador pedagógico da 2ª série EM, prof. José Teixeira (Zelão).

A segunda e última fase do projeto será realizada neste segundo semestre. Nela, acontecem as “Ethos Criações”, em que todas as pesquisas realizadas pelos estudantes são apresentadas por meio de vídeos, canções autorais, dança, curtas-metragens, colagem de textos e fotografias.

Na avaliação dos alunos, o projeto é de fundamental importância para a formação deles como cidadãos. “O Ethos é legal, pois permite o aluno aprender o mesmo assunto de diversas formas”, disse a aluna Vanessa Silveira. “Todos os projetos são muito importantes pois nos ensinam a lidar com nossos colegas de sala e a ter mais responsabilidade”, completou a estudante Maria Luísa Fonseca.