Jesuítas Brasil FLACSI

Notícias

08h42

Projeto Ethos discute a realidade das cidades no mundo contemporâneo

Desenvolvido há 10 anos pelo Colégio Antônio Vieira, o Projeto Ethos é uma atividade transdisciplinar da 2ª série EM.

Compartilhe
Tamanho da Fonte
Projeto Ethos discute a realidade das cidades no mundo contemporâneo

Desenvolvido há 10 anos pelo Colégio Antônio Vieira, o Projeto Ethos é uma atividade transdisciplinar da 2ª série EM. A iniciativa busca provocar nos alunos reflexões sobre tudo que é feito em sociedade e as construções nos âmbitos pessoal, comunitário e planetário, através recortes midiáticos com temas sociais. 

Neste ano, o tema escolhido foi “Cidades Rebeldes”, baseado no livro homônimo, lançado em julho de 2013 pela editora Boitempo. O livro reúne artigos de autores nacionais e internacionais com perspectivas variadas sobre as manifestações que aconteceram no Brasil, a questão urbana, a democracia e a mídia, entre outros assuntos.

O projeto é desenvolvido em duas etapas com as turmas. “O Ethos exige um protagonismo muito grande por parte dos alunos. No primeiro momento, os professores lançaram questionamentos para que os grupos pesquisassem em cinco diferentes modalidades (análise técnica, fanzine, página no Facebook, matéria jornalística e Instagram)”, explicou o coordenador pedagógico da 2ª série EM, prof. José Teixeira (Zelão).  

A segunda e última fase do projeto será realizada neste segundo semestre. Nela, acontecem as “Ethos Criações”, em que todas as pesquisas realizadas pelos estudantes são apresentadas por meio de vídeos, canções autorais, dança, curtas-metragens, colagem de textos e fotografias.

Na avaliação dos alunos, o projeto é de fundamental importância para a formação deles como cidadãos. “O Ethos é legal, pois permite o aluno aprender o mesmo assunto de diversas formas”, disse a aluna Vanessa Silveira. “Todos os projetos são muito importantes pois nos ensinam a lidar com nossos colegas de sala e a ter mais responsabilidade”, completou a estudante Maria Luísa Fonseca. 

Deixe seu comentário
Av. Leovigildo Filgueiras, Garcia - 683 CEP: 40100-000 - Salvador - Ba
Tel: (71) 3328-9500 - Fax: (71) 3267-0511
O Colégio Antônio Vieira integra a Rede Jesuíta de Educação, tendo as suas práticas impulsionadas pelos valores da espiritualidade inaciana – marca da nossa identidade e das aproximadamente 1500 unidades de ensino, espalhadas em mais de 60 países. Atendemos a alunos do 1º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, nos turnos matutino e vespertino, além do Ensino Médio Noturno, voltado para Jovens e Adultos.

É mantido pela Associação Antônio Vieira - ASAV, instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente e com Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social - CEBAS, nas áreas de educação e assistência social. Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica – PIEA, oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica e superior, garantindo o acesso, permanência e conclusão. Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social. A ASAV atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei nº 12.101/2009, Lei nº 12.868/2013, Decreto nº 8.242/2014 e Portaria Normativa MEC nº 15/2017.

Clique aqui e saiba mais sobre a importância da filantropia para o País.
2016 - 2019. Colégio Antônio Vieira. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital