Vieira celebra Semana do Meio Ambiente com diversas ações

Vieira celebra Semana do Meio Ambiente com diversas ações

O Núcleo Ambiental (NA) do Colégio Antônio Vieira, em parceria com os professores do Ensino Fundamental I e II, promoveu uma série de atividades educativas em torno do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 05 de junho. Durante a primeira unidade, os alunos puderam discutir e refletir sobre as questões ambientais através de música, artes visuais e ciências.

O objetivo das ações foi conscientizar os estudantes da importância de um modelo de sociedade mais sustentável, indispensável para o exercício de uma cidadania plena. “Os alunos partem de uma reflexão, de um trabalho que é feito em sala, com vídeos, leituras, músicas e entrevistas. A partir de então, a gente avalia em que tipo de ação esse estudante poderá desenvolver no presente, que irá refletir no futuro. A ideia é tornar o aluno protagonista, formando um adulto diferente”, destacou coordenadora pedagógica do 6º ano e 6ª série, prof. Eliana Fonseca.

No dia 3 de junho, os alunos do 6º ano EF realizaram duas apresentações da música “The 3 R’s”, do cantor Jack Johnson, estudada nas aulas de inglês. “A arte é vida. E a música atinge de forma imediata, e sensibiliza através das melodias, das letras. É um contexto harmônico que nos prende. Você consegue alcançar os meninos e motivá-los através desta importante linguagem artística”, disse a professora de música, prof. Poliana Coelho.

A coordenadora do Núcleo Ambiental do Vieira, prof. Maria Goretti Sousa, se mostrou empolgada com a iniciativa. “Falar de sustentabilidade é um grande desafio. O Vieira tem a sua política ambiental, criada em 2008, e dentro desses princípios buscamos tornar esses alunos multiplicadores, fazendo com que eles levem este conhecimento para suas casas”, destacou ela.   Durante a Semana do Meio Ambiente, também foram feitos cartazes, plantio de flores, uma roda de leitura com a participação dos alunos e das famílias, a reflexão e análise do texto “A carta do cacique Seattle”, entre outras ações.

Conscientização

Diversas áreas do conhecimento, com o apoio do NA, desenvolveram atividades relacionadas à temática em defesa do meio ambiente. Nas aulas de Ciências, os alunos do 7º ano EF confeccionaram um ECO CARTÃO, um Cartão Postal Ecológico. As professoras de Artes Visuais,  também do 7º ano EF, juntamente com os alunos, estão desenvolvendo um projeto “Há flores em tudo que vejo”, em que as imagens captadas pelo olhar de cada um demonstrará a sensibilidade para perceber dentro do cotidiano a percepção como elemento fundamental para a consciência ambiental.

Para atender aos objetivos do projeto “Somos o amanhã”, os estudantes do 2º ano EF, realizaram uma visita ao Museu da Coelba em que puderam refletir sobre o uso racional de energia elétrica e disseminar informações que contribuem para a preservação do meio ambiente.