Notícias

08h26

Regulamento: concurso fotográfico Sebastião Salgado

“Minhas fotografias são um vetor entre o que acontece no mundo e as pessoas que não têm como presenciar o que acontece.” Sebastião Salgado

Compartilhe
Tamanho do Texto

“Minhas fotografias são um vetor entre o que acontece no mundo e as pessoas que não têm como presenciar o que acontece.” Sebastião Salgado

Regulamento

1. Âmbito e objetivos do Concurso

A Academia Vieirense de Letras e Artes promove o Concurso Fotográfico “Sebastião Salgado”, com tema único COTIDIANOS.

Este é um concurso de caráter exclusivamente cultural e recreativo que visa a estimular os alunos do Colégio Antônio Vieira (CAV) a pensarem o cotidiano não sob a perspectiva das banalizações corriqueiras, mas sim sob o olhar da arte, ampliando horizontes, competências e habilidades.

1.1. Poderão se inscrever neste concurso quaisquer interessados desde que estudantes do CAV, entre a 7ª série do Ensino Fundamental e a 3ª série do Ensino Médio. 

2. Categorias do Concurso

As fotografias serão candidatas de acordo com as seguintes categorias:

I. Ensaio/ série;

II. Monocromática (preto e branco);

III. Colorida livre.

3. Candidatura e submissão das fotografias

3.1 Cada candidato pode submeter entre um mínimo de DUAS (2) e um máximo de CINCO (5) fotografias em cada categoria do concurso.

3.2 As candidaturas serão submetidas eletronicamente, através do endereçoavlaconcursofotografico@hotmail.com devendo o concorrente remeter os arquivos com os seguintes dados em anexo (documento word): dados do autor (nome completo, série, turma), uma minibiografia, título do trabalho/da(s) foto(s);

3.4 A cada concorrente será atribuído um código, pelo qual será conhecido pelo júri;

3.5 O concorrente está autorizado a concorrer simultaneamente nas três categorias desde que com fotos inéditas.

4. Premiação

Os vencedores do Concurso Fotográfico Sebastião Salgado terão como prêmio publicação de suas obras em exposição/mostra pública, além do site oficial do colégio; o convite para ingresso na Academia Vieirense de Artes e Letras do CAV, como membro, e outros prêmios, que serão divulgados posteriormente.

5. Fotografias: requisitos técnicos

5.1 Não serão aceitas fotografias:

- propostas por pessoas que não o autor;

- que incluam algum elemento identificativo do seu autor (marca d’água) ;

- já publicadas ou premiadas anteriormente;

- captadas antes de Janeiro de 2014.

5.2 Os participantes declaram, desde já, serem responsáveis pela autoria das fotos encaminhadas e que elas não constituem plágio ou qualquer outra forma de apropriação autoral vedada pela lei, assumindo inteira responsabilidade por eventuais reproduções de trabalhos de terceiros.

6. Formatos e dimensões das fotografias:

- O concorrente deve enviar as fotografias a concurso em formato digital, do tipo .jpg [compressão do ficheiro qualidade high (9) ] para o email avlaconcursofotografico@hotmail.com . Para o envio de ficheiros com tamanho superior a 20mb, entregar mídia na sede da AVLA. 

- Os autores das fotografias premiadas serão posteriormente contatados para que facultem os ficheiros das fotos com maior resolução para a organização de uma exposição pública dos trabalhos (condição necessária para receber o prêmio atribuído, vide Ponto 10, número 2 deste regulamento).

- Deve apenas enviar um único ficheiro do tipo .zip ou .rar que reúna todas as fotografias que inscreveu a concurso. O nome deste ficheiro final a enviar deve ser o nome da categoria a que pretende concorrer (ex: ENSAIO.zip; MONOCROMATICA.rar; COLORIDA.zip).

7. Calendário

7.1 A recepção das fotografias será de 11 de maio a 08 de junho de 2015;

7.2 A divulgação dos finalistas ocorrerá no dia 20 de julho de 2015 no sitehttps://www.colegioantoniovieira.com.br/ e no espaço da AVLA;

7.3 A premiação ocorrerá no mês de Agosto (mês mundial da fotografia), em evento organizado pela AVLA e data a ser divulgada.

8. Júri e avaliação dos trabalhos

8.1 O Júri, designado pelas Coordenação e Diretoria da AVLA e presidido por um dos seus membros, será constituído por um painel formado por fotógrafos, especialistas em artes ou outros elementos que se considerem relevantes para o processo de avaliação.

8.2 A avaliação do material a concurso será feita pelo júri em função da fidelidade ao tema proposto, da categoria, da criatividade e da qualidade fotográfica.

8.3 A seleção dos vencedores será uma decisão absoluta, definitiva e inapelável do júri.

9. Direitos de Autor

1. A participação no Concurso implica por parte dos concorrentes:

- garantir que são os únicos titulares de todos os direitos sobre a fotografia que apresentam a concurso, que possuem autorização e, portanto, se responsabilizam pelo uso e divulgação das imagens onde figurem pessoas passíveis de ser reconhecidas;

- aceitar que as fotografias submetidas possam ser utilizadas em publicações e na eventual exposição, mostra ou catálogo que venha a decorrer deste concurso;

- aceitar que as fotografias submetidas possam ser reproduzidas, sem fins comerciais e de forma ética pela AVLA, ilustrando publicações ou figurando no portal.

- aceitar que as fotografias submetidas possam ser utilizadas, , sem necessidade de comunicação prévia, sendo sempre referido nome do autor da fotografia, nos materiais de comunicação e eventual divulgação em publicações ou revistas,  inclusive on-line.

10. Disposições finais

1. A organização não responderá a telefonemas ou correspondências sobre os resultados do concurso. Os participantes deverão esperar pela publicação da decisão do júri nos locais indicados. Apenas os vencedores serão notificados do resultado do concurso.

2. Os vencedores deverão remeter à AVLA, em suporte físico (CD ou DVD), as fotografias premiadas, sem o que não poderão receber os respectivos prêmios.

3. Ficará a cargo de cada participante o risco de perdas ou danos das fotografias ou outro material resultante do processo de envio.

4. Ao submeter as suas imagens a concurso, o participante aceita os termos deste regulamento e as condições aqui expostas.

5. Qualquer omissão que se verifique no presente regulamento será resolvida pela Academia Vieirense de Letras e Artes.

 

 
Deixe seu comentário
Av. Leovigildo Filgueiras, Garcia - 683 CEP: 40100-000 - Salvador - Ba
Tel: (71) 3328-9500 - Fax: (71) 3267-0511
2016 - 2018. Colégio Antônio Vieira. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital