22.06.21

“Arraiá” com animação, mas sem aglomeração, marca festejos juninos na comunidade vieirense

Famílias aproveitam recesso e usam criatividade para manter tradição no São João e São Pedro

“Arraiá” com animação, mas sem aglomeração, marca festejos juninos na comunidade vieirense

A maioria das famílias dos alunos e colaboradores do Colégio Antônio Vieira está mesmo seguindo o exemplo da instituição e organizando a participação em festejos juninos, restrita aos núcleos familiares, evitando, assim, aglomerações em tempos de pandemia. Mesas com guloseimas feitas de milho, decoração com bandeirolas e o um bom forrozinho marcam as celebrações. E, mesmo sem muita gente junta, o que não falta é animação. 

Quem, nesta semana, está se deixando contagiar ainda mais pelo clima junino pode aproveitar para rever a live especial feita pelo Vieira no último dia 17. As atrações foram a professora Sálua Chequer, coordenadora de projetos culturais do Colégio e uma especialista em tradições regionais nordestinas, e o cantor e compositor Del Feliz, que dispensa apresentações. Confira!


CELEBRAÇÃO ONLINE

Foi assim também nesse clima especial durante toda a semana passada, quando o Vieira promoveu um “arraiá remoto” para os alunos. A programação começou já nas aulas, com a tradição das celebrações a Santo Antônio, no dia 12; São João, dia 24; e, São Pedro, no dia 29, sendo lembrada em diversas disciplinas, culminando com um dia festivo, em que os alunos, devidamente caracterizados de “caipiras”, dançaram e se confraternizaram ao som da sanfona em atividades exclusivamente online – adotadas entre as medidas de segurança, mesmo após o retorno das aulas presenciais em modelo híbrido. 

A semana foi ainda mais especial para os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental (EF), pois marcou o encerramento de um dos projetos pedagógicos da série: o Projeto São João. As atividades começaram ainda em março, no dia 19, Dia de São José, quando tradicionalmente os agricultores plantam o milho que será colhido para as festividades juninas. Esta e outras curiosidades sobre os festejos, que vieram de Portugal e ganharam um significado especial para o povo nordestino brasileiro, foram ensinadas pela equipe pedagógica em todas as séries. Para o 3º ano EF, entretanto, elas foram especialmente explicadas, no lançamento do projeto, pela professora Sálua Chequer, contando com a animação do repertório temático, apresentado pelos professores de Música, Letícia e Carmelito Lopes. Na semana passada, eles comemoraram o aprendizado, com muita diversão e criatividade.

Atividades especiais nas turmas do 3º ano EF marcaram culminância do Projeto São João 


“ARRAIÁ INTERDISCIPLINÁ” 

Nas outras séries, a exemplo do 4º ano EF, também teve apresentação musical dos professores de Música, com demonstração de ritmos, como  baião, xote e galope. Em todas as séries do Vieirinha (do 1º ao 7º ano EF), o tema foi tratado, de forma interdisciplinar, a partir da trajetória dos três santos, historicamente e como Ensino Religioso; ou, por meio das artes, com xilogravuras e desenhos feitos pelas crianças, retratando o povo nordestino e suas tradições. 

Houve também análises de textos e diálogos sobre o tema em Português e Inglês; resoluções de questões matemáticas envolvendo os ingredientes das comidas típicas, além das animadas aulas de fit dance junino com a construção de brinquedos regionais, como o “varandão”, nas aulas de Educação Física. Já nas turmas do Vieirão (do 8º ano EF à 3ª série EM) foram discutidas questões socioculturais relacionadas. Vídeos, fotos e muita informação de valorização da cultura regional no São João também marcaram as postagens nas redes sociais do Colégio que se estendem até o dia 29, Dia de São Pedro.  


Veja alguns momentos!

Fotos: Secom/CAV e acervos pessoais. 

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo