Notícias

08h00

14ª edição do Jogos Indígenas do Vieirinha acontece de 16 a 27 de abril

Saiba mais sobre as modalidades que irão mobilizar as turmas nos horários das aulas.

Compartilhe
Tamanho do Texto
14ª edição do Jogos Indígenas do Vieirinha acontece de 16 a 27 de abril

Como parte das atividades de Educação Física, realizaremos, na semana de 16 a 27 de abril, a 14ª edição dos JOGOS INDÍGENAS DO VIEIRINHA, no horário de aula. Acreditamos que essa experiência é uma excelente oportunidade de promover, de forma lúdica e instigante, um maior diálogo entre as culturas, no caso específico a cultura indígena brasileira. 

 

OBJETIVOS DOS JOGOS INDÍGENAS:

• Proporcionar aos participantes, o conhecimento de novas modalidades esportivas.

• Incentivar e estimular o coletivo na prática de modalidades esportivas indígenas, levando em consideração as competências e habilidades individuais.

• Possibilitar, através do esporte, um momento de respeito às diferenças culturais e étnicas.

 

SAIBA MAIS

Os Jogos dos Povos Indígenas foram criados em 1996 através de uma iniciativa indígena brasileira, com o apoio do Ministério do Esporte do Brasil. Sendo um dos maiores encontros esportivos culturais de indígenas da América, com o seguinte princípio: o importante não é competir, mas celebrar. O grande objetivo é favorecer a integração das diferentes tribos, assim como o resgate e a celebração da cultura indígena tradicional.

 

MODALIDADES DOS NOSSOS JOGOS INDÍGENAS

Todas as modalidades dos Jogos Indígenas do Vieirinha são adaptações a partir das modalidades realizadas nos jogos indígenas originais, levando-se em consideração a realidade das nossas crianças, do nosso espaço físico e dos objetivos pedagógicos propostos.

 

Cabo de Guerra

É uma disputa entre duas equipes, cujo objetivo é o de medir a força física dos participantes. Ganha a equipe que arrastar a outra para o seu campo primeiro.

 

Corrida com Tora

Essa é uma prova de velocidade e de força onde os participantes deverão correr carregando as toras (garrafa de água mineral de 20l pintada, representando um pedaço de árvore.) nos ombros. Vence a equipe que concluir o percurso proposto primeiro.

 

Huka Huka 

Essa é uma arte marcial e um estilo de luta tradicional brasileiro dos povos indígenas do Xingu e dos índios Bakairi, todos do estado de Mato Grosso. Faremos uma adaptação dessa luta corporal, onde dois participantes, um de cada equipe, deverá apanhar uma fita que seu oponente tem preso na cintura. Quem retirar primeiro a fita do outro, conquista a prova.

 

Corrida de velocidade

Uma das mais tradicionais provas dos Jogos dos povos indígenas, é a prova da corrida de velocidade, em que os atletas deverão correr o mais rápido possível. Ganha a equipe que concluir o percurso da prova primeiro.

Compartilhe
Tamanho do Texto
Deixe seu comentário
Av. Leovigildo Filgueiras, Garcia - 683 CEP: 40100-000 - Salvador - Ba
Tel: (71) 3328-9500 - Fax: (71) 3267-0511
2016 - 2018. Colégio Antônio Vieira. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo | Agência Digital