Agenda 2030 da ONU é tema de projeto do 8º ano EF

Os estudantes têm refletido sobre as propostas incluídas no documento e como colocá-las em prática

Tamanho do Texto
Agenda 2030 da ONU é tema de projeto do 8º ano EF

Os 193 Estados-membros da ONU se reuniram em Nova York Em setembro de 2015 e reconheceram que a erradicação da pobreza é o maior desafio global. Os países se comprometeram a tomar medidas ousadas e transformadoras, através da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. O plano, que contém 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), tem inspirado os alunos do 8º ano EF do Colégio Antônio Vieira, ao longo de todo segundo semestre, para a execução de atividades voltadas a desenvolver importantes habilidades e competências, que resultam em ações práticas e apresentações em sala de aula.

Os estudantes se aprofundaram nas temáticas abordadas na Agenda 2030 e produziram vídeos no bosque do Vieira sobre os temas e ações propostas do documento. “A atividade teve o objetivo principal de desenvolver no aluno a necessidade de construirmos um mundo melhor, mais digno e igualitário, inspirando ações para alcançar o desenvolvimento sustentável no presente e para o futuro. Além disso, ajudou a aguçar o senso crítico e aprofundamento das principais demandas socioeconômicas mundiais”, destacou o professor de Geografia do 8º ano EF, Angel Duran.

Além do estudo e discussão sobre o tema, os estudantes utilizaram dispositivos móveis e aplicativos do dia a dia, tendo o envolvimento do Setor de Mídia Educacional e Tecnologia do Vieira. As apresentações em sala de aula seguirão até o meados de novembro. "Tem sido um trabalho bem rico e cheios de aprendizagens colaborativas permeado por muitas habilidades. 'Cada educando colocou a mão na massa', criou, vivenciou experiências de autoria no universo digital, saiu da sala de aula e interagiu com os dispositivos moveis, mostrando cada vez mais esse estreitamento que é necessário da Educação com a tecnologia, que estão cada vez mais imbricados”, destacou a monitora Suzana Sampaio.

Grandes desafios

Discutir os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS, e as 169 metas para erradicar a pobreza tem motivado os estudantes de uma maneira especial. “Temos abordado temas importantes, em diferentes visões e contextos. Gostei muito de executar essa atividade pelas oportunidades de aprendizado que ela nos trouxe”, comentou o aluno vieirense, Victor Leal. Já a estudante Bruna Barbosa ressaltou a necessidade de transformar o que foi aprendido em realidade. “Achei importante, porque além de falar sobre o documento, nós discutimos como colocar as ações propostas em prática de uma maneira eficaz”, ressaltou ela. Os vídeos produzidos pelos alunos serão disponibilizados no canal do YouTube do Vieira a partir de dezembro.

CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS SOBRE A AGENDA 2030

Tamanho do Texto
2016 - 2017. Colégio Antônio Vieira. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo | Agência Digital