Notícias

08h00

Seminários sobre Tropicalismo marcam preparação para a FIC 2017

Evento será realizado pelas turmas do 8º ano EF, no dia 28 de outubro.

Compartilhe
Tamanho do Texto
Seminários sobre Tropicalismo marcam preparação para a FIC 2017

A preparação para a 27ª edição da Feira de Informação e Cultura (FIC) segue a todo vapor no Vieira. Após diversas ações ocorridas no primeiro semestre (clique para saber mais), as turmas do 8º ano EF realizaram seminários no final de julho (26) que abordaram as diversas influências, histórias e legado do Tropicalismo, movimento que celebra 50 anos em 2017 e será o tema do evento, que acontecerá no dia 28 de outubro. As apresentações aconteceram na Sala de Arte Sálua Chequer e contaram com a participação de todos os professores envolvidos no projeto.

Segundo a orientadora educacional do 8º ano EF, Jerusa Carvalho, destaca que as turmas estão comprometidas com o estudo do Tropicalismo desde a primeira unidade. Os estudantes já visitaram exposições, assistiram a apresentações teatrais e produziram pinturas e desenhos que serão expostos na culminância da FIC. “Tudo isso contribui diretamente para que eles possam se apropriar da temática. Cada etapa é muito importante, porque desenvolve as competências e habilidades necessárias na produção de um bom projeto. Os seminários renderam ótimas apresentações e estou muito feliz com o resultado”, afirmou.    

Os seminários apresentados pelas turmas refletiram um aprofundado estudo das influências do Tropicalismo na época em que o movimento ganhou repercussão e o seus desdobramentos ao longo desses 50 anos. Durante as apresentações, foram destacados muitos aspectos abordados no primeiro semestre, além das pesquisas sobre os principais intérpretes, artistas, músicas, moda e o contexto político que cercou o movimento tropicalista. “As apresentações me tocaram profundamente. Vivi aquela época e acredito que incentivar essa geração a revisitar esse período histórico tão importante é fundamental”, comentou o professor Jacinto Gomes.

A produção e execução dos seminários mobilizaram e motivaram os estudantes para a culminância da FIC em outubro. “Para mim, foi uma experiência interessante e desafiadora. Gostei muito de ter participado e de conhecer a origem e pontos tão importantes do Tropicalismo”, ressaltou a aluna Luísa Coelho. Para o estudante Davi Freitas, as diversas formas de aprendizado que a FIC proporciona é o principal diferencial que o projeto oferece. “Aprendemos não somente o tema do evento, mas também como nos apresentar bem e a habilidade em trabalhar em grupo, interagindo cada vez mais com os nossos colegas”, concluiu. 

Compartilhe
Tamanho do Texto
Deixe seu comentário
Av. Leovigildo Filgueiras, Garcia - 683 CEP: 40100-000 - Salvador - Ba
Tel: (71) 3328-9500 - Fax: (71) 3267-0511
2016 - 2017. Colégio Antônio Vieira. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo | Agência Digital