Notícias

09h00

Diálogo entre as disciplinas marca “Aula Integrada” no Vieira

Evento envolveu os alunos da 3ª série EM e discutiu temas de grande repercussão no ENEM e vestibulares

Compartilhe
Tamanho do Texto
Diálogo entre as disciplinas marca “Aula Integrada” no Vieira

A preparação para o ENEM 2017 e demais vestibulares segue a todo vapor no Colégio Antônio Vieira. Trazer novas abordagens para produzir conhecimento, contando com o engajamento dos alunos, tem sido uma meta alcançada com bastante sucesso nos últimos anos. Uma dessas iniciativas é a “Aula Integrada”, que propõe um diálogo entre disciplinas para  a discussão sobre temas recorrentes nas provas. A primeira edição do ano desse evento aconteceu na manhã do dia 8 de julho (sábado), com aulas realizadas na Sala de Arte Sálua Chequer e no Salão C.

O professores de Ciências Humanas (Geografia e História) abordaram questões relacionadas ao Oriente Médio, enquanto os de Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química) trouxeram o tema “Meio Ambiente”. Segundo a coordenadora pedagógica da 3ª série EM, Ana Paula Marques, a “Aula Integrada” se consolida como um importante momento acadêmico. “Os conhecimentos não são feitos de forma separada. Há um diálogo e uma rede de saberes que precisam se concretizar para o aluno. É um momento em que temos uma grande participação dos estudantes, que conseguem enxergar a importância da interdisciplinaridade”, afirmou.

Para o professor de História da 3ª série EM, Carlos Nazaré, a primeira edição da “Aula Integrada” em 2017 se destacou pelo grande envolvimento das turmas. “Foi um sucesso absoluto, em razão do número de alunos que vieram participar. Trata-se de uma proposta inovadora que temos no Vieira e eu acredito que estamos no caminho certo. O evento traz uma perfeita sintonia entre o que o colégio busca continuamente oferecer no processo formativo e de preparação dos estudantes para o ENEM e os demais vestibulares”, explicou.

O diálogo proposto entre as disciplinas agradou aos alunos que participaram da “Aula Integrada”. Foi o caso da estudante Ana Carolina Cerqueira. Ela destacou a importância da escolha de temas cobrados com grande frequência nas provas de acesso às universidades. “Os conteúdos foram abordados de uma maneira muito interessante. Acredito que esse evento vai nos ajudar muito no ENEM”, disse ela.  Para o aluno Gabriel Pacheco, a sintonia entre os professores foi o que mais chamou atenção. “Através de um evento assim é possível saber o quanto as disciplinas se complementam e interagem de uma forma muito dinâmica. Já estou na expectativa para as edições seguintes”, complementou.

 

AULÃO ENEM

A próxima edição da “Aula Integrada” será o “Aulão ENEM”, que acontecerá no dia 21 de outubro.  A ideia é de que além das Ciências Humanas e da Natureza, o evento seja ampliado, contando com a presença das disciplinas de Linguagens e Matemática. “Haverá um outro foco além da interdisciplinaridade. Traremos dicas e abordagens para diversas questões apresentadas no modelo do ENEM por competências e habilidades”, concluiu Ana Paula Marques.

 

 

Compartilhe
Tamanho do Texto
Deixe seu comentário
Av. Leovigildo Filgueiras, Garcia - 683 CEP: 40100-000 - Salvador - Ba
Tel: (71) 3328-9500 - Fax: (71) 3267-0511
2016 - 2017. Colégio Antônio Vieira. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo | Agência Digital