ACONTECE NO VIEIRA
  • Texto 06
Vieira mobiliza alunos para os Jogos indígenas 2014

Última atualização: dia 15/04/2014, 17:48

O Departamento de Educação Física e Esporte (DEFE) do Colégio Antônio Vieira promove o XI Jogos Indígenas para os alunos do 1° ao 5° ano EF. O evento recreativo teve início no dia 11/04 e vai até quarta-feira 16/04. Os jogos têm o objetivo de promover um maior conhecimento sobre a cultura indígena e celebrar o Dia do Índio (19 de abril).

A competição é feita com modalidades de origem indígena, tais como: corrida de tora, cabo de guerra e arremesso de lança. As equipes são divididas de acordo com a turma. Na arquibancada, os membros das equipes que não estão participando da modalidade torcem com bandeiras e gritos de guerra. Alguns familiares se juntam à torcida e vibram com os jovens vieirenses.

Segundo o DEFE, através dos jogos as crianças recriam o mundo em que vivem e aprendem a lidar com desafios, derrotas e conquistas. Eles têm oportunidades de vivenciar a solidariedade, a cooperação e o respeito às diferenças. Para o aluno Manuel Augusto, do 5° ano EF, a competição ajuda a aprender mais sobre a cultura indígena. “Não é só competir, mas conviver com as outras pessoas. Os jogos indígenas também servem para nos ensinar como os índios se divertem”, disse.