ACONTECE NO VIEIRA
  • Texto 04
  • Texto 05
  • Texto 06
Cerimônia marca nova fase e posse de novos membros da Academia Vieirense de Letras

Última atualização: dia 17/09/2014, 17:52

Numa noite permeada de expressões artísticas e literárias, a Academia Vieirense de Letras e Artes retomou as suas atividades. Para marcar a data foi realizada uma cerimônia no dia 8/09, às 18h30, na Sala de Artes, ocasião que também oficializou os novos membros da Academia. Quem participou do evento pôde conferir, dentre outras atrações, as apresentações protagonizadas pelos alunos.

A programação contou com músicas, recital de poesias e textos autorais para que a Academia pudesse dar um toque cultural à reabertura das suas portas aos jovens vieirenses. A cerimônia de reabertura e posse de novos membros, intitulada “Portas Abertas”, foi organizada por um grupo de alunos juntamente com o coordenador da Academia Vieirense de Artes e Letras, prof. Paulo Reis. Ele ensina Literatura para as turmas da 2ª série do EM.

A Academia Vieirense de Artes e Letras é um espaço aberto pelo Colégio Antônio Vieira para incentivar os alunos a exercitarem as suas produções literárias e artísticas. Desde a fundação em 1922, já passaram pela Academia alunos de variadas gerações. Para esta nova fase, a coordenadora pedagógica Jane Medrado convidou a integrar o grupo estudantes que demonstraram afinidade especial com a Língua Portuguesa.

Novos projetos

“A aceitação dos alunos superou as nossas expectativas e, com certeza, o dia 8 de setembro será um marco do renascimento para a Academia Vieirense”, disse a prof. Jane. Assumiram a função de presidentes os alunos da 3ª série EM Mateus Penna e Maria Cardozo, que já deram os primeiros passos em suas produções literárias. Ele lançará um livro de poesias até o final do ano e ela publicou um romance. Os dois estudantes juntamente com os outros membros agora já se reúnem na sede da Academia para compartilhar ideias e falar sobre futuros projetos.

Durante o evento, ocorreu a premiação dos vencedores do concurso literário do ano passado, que homenageou Vinicius de Moraes. Ainda durante a cerimônia foi divulgado o novo concurso, desta vez para comemorar o centenário de Dorival Caymmi. Podem participar alunos entre a 7ª série EF e a 3ª série EM. As inscrições vão até o dia 10 de outubro e o regulamento está disponível no site do Vieira.