ACONTECE NO VIEIRA
» 01/02/2011
  • Texto 01
  • Texto 02
  • Texto 03
  • Texto 04
  • Texto 05
  • Texto 06
Criatividade e inovação marcam 21ª edição da Expo Ciência

Última atualização: dia 02/09/2015, 13:49


A 21ª edição da Expo Ciência teve como principais marcas a criatividade, inovação e empenho. Nos dias 28 e 29 de agosto, os estudantes do 5º ano EF à 2ª série EM apresentaram seus projetos científicos em stands montados nas quadras do Vieira. O evento foi aberto com um momento de oração, seguido por uma apresentação musical dos alunos do 6º ano EF. Posteriormente, os visitantes puderam conferir os stands com trabalhos que envolveram diversas temáticas dentro das ciências naturais.

“A Expo Ciência é uma importante atividade que acontece no Colégio há mais de 20 anos, em que os alunos apresentam projetos científicos que são desenvolvidos ao longo do semestre com orientação dos professores nos laboratórios. Os estudantes têm a oportunidade de ir além do currículo comum”, ressaltou a coordenadora do evento, prof.ª Maria Goretti Sousa. A coordenadora pedagógica, prof.ª Eliana Fonseca, reforçou a importância de discutir a temática no ambiente acadêmico. “Avalio a 21ª edição da Expo como uma proposta muito interessante e produtiva. Os alunos se dedicam, pesquisam, experimentam e, assim, podem chegar às suas conclusões”, declarou. 

_MG_9764.jpg

Os estudantes demonstraram uma grande satisfação em fazer parte do evento. “Foi uma experiência excepcional. Particularmente, eu achei bem melhor que os outros anos, com trabalhos muito bacanas”, disse o aluno da 2ª série EM, Alberto Andrade. “Estou voltando à Expo Ciência após três anos da exposição do meu primeiro projeto científico. O que marca de uma forma muito especial é a oportunidade que estou tendo de passar o meu conhecimento e aprender novos conteúdos com os trabalhos dos meus colegas. É uma troca maravilhosa”, finalizou a aluna Beatriz Teixeira, da 8ª série EF

Pai e ex-aluno do Vieira, o Secretário de Saúde do Estado da Bahia, Dr. Fábio Vilas-Boas, veio ver de perto os trabalhos dos alunos e comentou a realização de atividades como a Expo Ciência para a juventude. “Esses eventos são extremamente importantes para que os jovens possam se aproximar da ciência e, dessa forma, passar a entender melhor como funcionam a sociedade, a natureza e o mundo em que estamos inseridos”, destacou.


História preservada

Em 1984, o Vieira passou a realizar a Feira de Ciências, que após uma década se desenvolveu e ganhou novo formato e nome, passando a se chamar Expo Ciência a partir de 1994. A diretora geral do colégio, prof.ª Mariângela Risério, comemorou o crescimento do evento, que motiva os estudantes no caminho de investigação e aprendizagem. “O grande mote da Feira é introduzir os alunos na metodologia científica a serviço da coletividade. E não deixa de ser também uma experiência de empreendedorismo e construção do conhecimento”, disse ela.

A Expo Ciência 2015 também serviu como um momento para reviver fortes lembranças. Emocionado, o ex-professor José Admirço se mostrou feliz de voltar ao Vieira em mais uma edição do evento que ajudou a construir. “A gente fica feliz, pois a experiência permanece e está cada vez mais viva. Começamos com o nome ‘Projeto de Química’ nos laboratórios e o objetivo era justamente incentivar a pesquisa, fazer a iniciação científica. E hoje esses objetivos ainda continuam presentes. Muito emocionante”, comentou.

Galeria de fotos