ACONTECE NO VIEIRA
  • Texto 06
Semana do Cérebro mobiliza alunos e professores do Vieira

Última atualização: dia 27/03/2015, 08:31

A Semana do Cérebro é um evento de divulgação científica para o público em geral. O Colégio Antônio Vieira foi convidado a participar desse grande mutirão voluntário de instituições de pesquisa e de ensino, que envolveu professores, estudantes de graduação e pesquisadores, entre os dias 16 e 22/03, por todo país. Trata-se de um evento internacional, chamado Brain Awareness Week, que começou a acontecer no Brasil há quatro anos, sob a coordenação da Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento, havendo a mobilização para que ocorresse pela primeira vez na Bahia em 2015.

_MG_6782.jpg

Ao todo, três atividades ocorreram no Vieira. A primeira delas, no dia 18/03, foi a Gincana do Cérebro, voltada para os alunos da 7ª série EF e realizada por estudantes de medicina, fisioterapia e fonoaudiologia da UFBA, UNEB, UNIFACS e FTC. “Eles participam de Ligas Acadêmicas em Neurociências, que são grupos de estudo sobre o sistema nervoso. Nessa atividade, os graduandos desenvolveram um repertório de questões sobre derrames, epilepsia, prevenção a traumatismos no sistema nervoso central, entre outras questões do cotidiano que têm muita utilidade e deveriam ser do conhecimento da sociedade”, destacou um dos organizadores do evento e ex-aluno do Vieira, o médico e professor da UFBA, Igor Maldonado (foto).

_MG_6715.jpg

O “Projeto Pense Bem”, uma campanha nacional realizada pelo Ministério da Saúde, juntamente com a Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, que visa a prevenção a neurotraumas, teve alguns dos seus conceitos utilizados na Gincana do Cérebro. “A ideia é fazer com que as pessoas reflitam antes de agir, como no caso de pular em uma piscina desconhecida. Além de salvar vidas, podemos evitar situações graves como a tetraplegia, por exemplo”, acrescenta Igor. Os alunos da 7ª série EF também participaram de uma outra atividade da Semana do Cérebro, voltada para a interpretação de figuras ambíguas, no dia 20/03.

A quinta-feira, 19, marcou a realização da oficina para professores da Educação Básica “Neurociência e Educação: Interlocuções Práticas”, que teve como objetivo mostrar como a pesquisa sobre o cérebro humano contribui para educação dentro e fora da sala aula. “As dificuldades socioafetivas da primeira infância, se não forem bem cuidadas, tendem a se perpetuar no decorrer da vida. As emoções sempre influenciam em como a gente desenvolve as nossas atividades. Para alguns autores, elas formam o centro da relação da criança com o mundo, sendo mais importante que qualquer outra dimensão para evidenciar o comportamento da criança”, afirmou a professora da UCSAL e doutoranda em psicologia (USP), Nara Andrade, durante a oficina.