ACONTECE NO VIEIRA
  • Texto 06
Culminância do Projeto Criações Infantis mobiliza semana do Vieirinha

Última atualização: dia 25/11/2014, 18:57

Os alunos do 5° ano EF realizaram, entres os dias 17 e 21 de novembro, a culminância da 30ª edição do Projeto Criações Infantis. O evento, que contou com a presença dos pais e familiares, marcou o lançamento do livro que foi produzido a partir das criações de poemas e ilustrações feitas em sala.

Durante todo o ano letivo os alunos abordaram em todas as disciplinas temas relevantes como sustentabilidade, respeito e amor ao próximo, educação e família. Esses assuntos foram a base para a produção de poemas, ilustrações e poema visual e de cordel.

No processo de construção são trabalhados aspectos importantes para a formação e desenvolvimento dos alunos como a oralidade, a leitura e escrita, solidariedade, a interação e socialização, além de estimular as habilidades artísticas e a criatividade dos escritores mirins. “Os alunos aprendem a superar e lidar com os próprios desafios. Eles tornam público tudo que aprendem e isso gera uma expetativa muito grande. É uma hora de celebração”, conta a coordenadora pedagógica do 5° ano EF, Mariângela Rosier.

Na culminância, as turmas apresentaram, por meio de expressões artísticas, todo o conhecimento adquirido com o projeto. No primeiro momento houve o Recital de Poemas, no qual as crianças recitaram algumas das produções que compõe o livro. Em seguida, todos participaram do “Mergulho no universo literário infantil”, na quadra coberta do Vieirinha, que contou ainda com outros espaços especais, tais como: Cantinho da declamação, Hora do autógrafo e Bate-papo com os autores.

O entusiasmo tomou conta do momento do lançamento e os nossos pequenos autores ficaram muito satisfeitos com o resultado do trabalho. “O livro ficou muito lindo. Já autografei o dos meus pais. Eles também amaram”, conta a aluna do 5° ano EF, Adriana Santos.