ACONTECE NO VIEIRA
  • Texto 04
  • Texto 05
  • Texto 06
Evento inédito do Vieira mobiliza alunos em torno da literatura e da arte

Última atualização: dia 30/09/2014, 17:50

Pela primeira vez, as turmas da 7ª série EF à 3ª série EM e o EJACAV tiveram a oportunidade de participar da Arena Cultural. Um evento inédito promovido pela Biblioteca do Colégio Antônio Vieira entre os dias 22 e 24 de setembro, com o objetivo de incentivar o gosto pela leitura e pelas artes. A programação diversificada proporcionou aos estudantes encontros com autores baianos, feiras literárias, palestras, apresentações musicais e saraus.

Como o próprio nome sugere, a Arena Cultural possibilitou atividades diversificadas e simultâneas, que desafiavam os alunos à reflexão sobre literatura e artes em geral. As atividades ocorriam em horários específicos para cada turma e se dividiam entre as salas de arte, salão C e projeção I e II.  A idealizadora do evento, a bibliotecária Suzana Lebre, falou sobre a importância de repensar o incentivo à leitura no meio acadêmico. “Tudo é narração, decifração e texto. Essas novas práticas é que definirão os leitores que queremos formar”, disse.

Um dos marcos da Arena Cultural foi o encontro com os autores. Entre eles estavam José Carlos Capinam, conhecido por sucessos populares como “Soy loco por ti, América” e “Papel Machê”, José de Jesus Barreto, Gesse Gessy, atriz e viúva do peta Vinicius de Moraes, Adelice Souza e Martha Galrão, baianos importantes para o cenário da cultura brasileira. “Estou muito emocionada em assistir a tudo isso. Acho que não preciso falar mais nada sobre ele, vocês já sabem tudo”, disse Gesse Gessy referindo-se a Vinicius. A ex –aluna Vanessa Brunt e a aluna do 3º ano EM, Maria Cardoso, ambas escritores, também estiveram presentes.

Artes

O intervalo do Viera respirou arte nos dias de evento. Os alunos foram contagiados pelos “Temas Musicais de Cinema” executados pela Orquestra Câmara da UFBA. A MPB também teve seu espaço garantido no Pátio Centenário através das apresentações do cantor Miro Machado e do Grupo Prático de Percussão do músico Raul Itapoã, ambos ainda interpretaram canções de Caymmi. Além disso, teve a Feira de Livros em parceria com a Livraria Saraiva, que disponibilizou publicações para que os alunos pudessem ler e comprar por um valor especial.

Durante os dias do evento, os alunos ainda puderam conferir palestras sobre temas como: história do cinema, direitos humanos, livro digital e tecnologia social. A Academia Vieirense de Letras e Artes também deixou a sua marca na primeira Arena Cultural. Os componentes apresentaram o Sarau literário homenageando o poeta Vinicius de Moraes.

Os alunos ficaram empolgados com a diversidade de atividades proporcionadas pela Arena. “Achei muito legal a proposta do projeto, pois tira um pouco a gente da sala de aula e é uma oportunidade de aprender de forma diferente”, disse a aluna da 2ª série EM, Alana Oliveira.