ACONTECE NO VIEIRA
» 01/02/2011
  • Texto 01
  • Texto 02
  • Texto 03
  • Texto 04
  • Texto 05
  • Texto 06
Encontros de formação movimentam semana no Vieira

Última atualização: dia 03/02/2016, 12:15

Funcionários do Colégio Antônio Vieira participaram de momentos de preparação e reflexão antes do início do ano letivo de 2016 para as turmas do 1º ano EF à 2ª série EM. O dia 01/02 marcou o Encontro Pedagógico, que envolveu professores, coordenadores, orientadores educacionais e a direção. Os colaboradores do Serviço de Vida Comunitária (SEVIC) tiveram o Encontro de Formação no dia 03/02.

_MG_2705.jpg


A programação dos eventos foi aberta com o momento de oração, conduzido por funcionários do Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral (SORPA). O dia 01/12 contou com uma palestra sobre a educação na contemporaneidade, ministrada pelo reitor da Universidade Católica do Salvador (UCSAL), Pe. Maurício Ferreira, SJ. “O encontro com os professores foi muito importante. A educação é um grande desafio, porque ela não se reduz apenas aos alunos, professores, direção, esquemas ou teorias. Educação, antes de tudo, é o diálogo entre esses personagens todos. Toda vez em que a gente se encontra para debater esses assuntos e aprofundar nossas opiniões, a gente dá oportunidade para o outro encontrar outras opiniões e avaliar novas possibilidades”, comentou ele. 


_MG_2666.jpg


Durante a conversa com os professores, a diretora geral do Colégio Antônio Vieira, prof.ª Mariângela Risério, revelou suas expectativas com relação ao trabalho em 2016. “É uma grande alegria recebê-los novamente e, em nome da diretoria, desejamos boas-vindas a todos. Esperamos que essa energia nos impulsione e seja o fermento de nossa caminhada durante o ano letivo. Que continuemos juntos nesta missão infinita que é educar, colhendo os frutos e trazendo esperança e renovação à realidade em que estamos inseridos”, disse.

 

Desafios e motivação


A diretora acadêmica do Vieira, prof.ª Janeide Medrado, valorizou o ambiente harmônico e a integração entre a equipe pedagógica. “É bom perceber a alegria de todos. Esse é o nosso diferencial e é muito importante manter essa energia durante o ano, fazendo dela uma marca. Que possamos também ter equilíbrio neste cenário difícil que nosso país e o mundo vivem”, completou ela.

“O Encontro Pedagógico funciona como uma espécie de aquecimento. A gente percebe que os professores, após o período de férias, voltam ao colégio com a necessidade de retomar dois aspectos muito importantes: o reencontro, momento em que ele refaz toda dinâmica das relações, e o preenchimento, feito por meio de tudo aquilo que é apresentado nas palestras. Esses dois eixos agregam muito a essa retomada”, avaliou o diretor de Gestão de Pessoas do Vieira, Sérgio Silveira. 


_MG_2644.jpg


Motivados pelas experiências vivenciadas ao longo da manhã, os professores aprovaram a realização do encontro. “A abertura do ano letivo é sempre um renascer para o professor, que vem cheio de energia e propostas. Encontrar a palavra do SORPA é muito importante para nossa reflexão sobre o mundo em que vivemos e a palestra do Pe. Maurício serviu para nós verificarmos como está a nossa caminhada enquanto educadores e em quais aspectos ainda precisamos avançar”, destacou o coordenador do Departamento de Química, prof.º João Castro.


“Esse momento foi ímpar e de bastante reflexão. Um dos pontos que mais me marcou foi quando o palestrante citou a educação como algo que precisa libertar. Isso me tocou profundamente e me fez pensar de que forma, enquanto educadora, eu posso favorecer essa libertação”, finalizou a professora de Ciências, Maria Goretti Sousa. 

 

SEVIC

Na quarta-feira (03/02), o encontro formativo reuniu funcionários do Serviço de Vida Comunitária (SEVIC). Além de compartilharem momentos de fé e oração, os colaboradores receberam as boas-vindas da direção do Colégio e participaram de atividades relacionadas ao cotidiano de trabalho do setor.

_MG_2776.jpg


“É um momento importante, porque nós temos a oportunidade de desfrutar juntos deste retorno e, ao mesmo tempo, colocar para o grupo a importância da presença deles aqui e o quanto eles podem ajudar na formação dos alunos. Não podemos perder de vista, também, o quanto é essencial o trabalho em grupo, a parceria, fatores que interferem diretamente no dia a dia, nas relações com os alunos e professores. É fundamental falar para eles sobre a necessidade de ter uma visão sistêmica de tudo que envolve o trabalho”, destacou o coordenador do SEVIC, Ednilson Ferreira (Bigu). 

Galeria de fotos