ACONTECE NO VIEIRA
» 01/02/2011
  • Texto 01
  • Texto 02
  • Texto 03
  • Texto 04
  • Texto 05
  • Texto 06
Seminário da 8ª série EF aborda direitos humanos

Última atualização: dia 21/05/2015, 10:12

O projeto interdisciplinar ‘Direitos Humanos e Cidadania’, voltado para os alunos da 8ª série EF, teve a sua culminância nos dias 14 e 15/05, na Sala de Arte do Vieira. Os alunos realizaram apresentações de seminários baseados no livro que leva o mesmo nome do projeto, escrito por Dalmo de Abreu Dallari, que oferece os elementos básicos para a introdução da problemática dos direitos humanos.

_MG_0261.jpg

Cada turma da 8ª série foi dividida em quatro grupos responsáveis pelo desenvolvimento de cada subtema. Durante o seminário, os grupos mostraram os resultados das pesquisas realizadas a partir do questionamento levantado sobre o tema em estudo, apropriando-se de ferramentas (notícias, vídeos, filmes, artigos, reportagens, charges, artes, etc.).  Todos contaram com orientações de professores ao longo do processo.

“Quando a gente trata dos direitos humanos, estamos falando sobretudo da vida, que é o maior valor. As apresentações trouxeram as evidências de cada temática estudada que puderam ser socializadas. Foi muito importante poder reunir alunos das diferentes turmas, a fim de que todos tivessem a chance de perceber como os colegas abordaram seus respectivos conteúdos”, afirmou a coordenadora pedagógica das 7ª e 8ª séries, prof. Vânia Virgens.

_MG_0245.jpg

Para o aluno Arthur Crusoé, o seminário foi uma experiência muito positiva. “Todos nós nos envolvemos muito com o projeto. Isso fez com que o aprendizado sobre direitos humanos acontecesse com a troca de informações com os colegas e as fontes de pesquisa que tivemos ao longo desse período”, ressaltou ele.

A estudante Thaís Telles se mostrou satisfeita com o resultado do projeto. “Apesar do nervosismo de realizar a apresentação, eu achei que os seminários foram muito bons. É um tema que faz parte do nosso cotidiano e a oportunidade de pesquisar e aprofundar trouxe um grande aprendizado para todos”, finalizou ela.