ACONTECE NO VIEIRA
  • Texto 04
  • Texto 05
  • Texto 06
Palestrantes com necessidades especiais emocionam alunos do Vieirinha

Última atualização: dia 29/10/2014, 19:29

A equipe pedagógica do 2° ano EF promoveu um momento muito especial para os alunos do 2° ao 4° ano EF no dia 03/10. Convidados com necessidades especiais palestraram, no auditório do Vieirinha, sobre suas vidas, dificuldades e superações.

Nas aulas de Ciências Naturais, os alunos estudaram as noções iniciais sobre o corpo humano e os órgãos dos sentidos. Diante dessa temática, as professoras explicaram que existem pessoas que têm necessidades especiais, ressaltando as diferenças entre os seres humanos e a importância de respeitar a todos.

Ainda em sala de aula, os alunos aprenderam sobre as necessidades de acessibilidade das pessoas portadoras de deficiências físicas, como por exemplo, aqueles que precisam do braile para poder ler ou de cadeiras de rodas para se locomover. A partir daí foi debatido com os alunos a importância da adaptação dos locais públicos para facilitar o acesso desses cidadãos.

A palestra teve como objetivo ilustrar o trabalho que foi feito na disciplina, dando a oportunidade para que os nossos pequenos tivessem contato com trajetórias inspiradoras de vida e depoimentos de superação. “Além de ouvir sobre a história de vida deles, os alunos também aprenderam sobre a importância da acessibilidade vindo de quem mais precisa”, explica a professora do 2° ano EF, Kelly Reis.

Acolhimento

Os alunos puderam conhecer e entender as dificuldades que as pessoas com necessidades especiais enfrentam e também as alternativas que foram criadas para conviver  e superar a ausência do órgão. Além disso, os palestrantes frisaram a importância do respeito às diferenças entre os seres humanos e também os direitos de cada um. “É importante, por exemplo, respeitar as vagas e filas para os deficientes físicos e idosos”, explica o palestrante Marcelo Collet.

Nossos pequenos ficaram maravilhados com as fotos, vídeos e histórias de superação contadas pelos convidados. “Eu fiquei realmente muito emocionada com tudo o que foi contado aqui. Uma coisa é a professora explicando, mas eles nos contando foi de arrepiar. As palestras foram fantásticas”, disse a aluna Iara Liberato, 2° ano EF, turma B.

Entre os palestrantes estavam Verena Gila, deficiente auditiva, fotografa e repórter; Marcelo Collet, paratleta olímpico da Seleção Brasileira e pai vieirense; Marcelo Monteiro, deficiente visual e Jan Carlos, tetraplégico e cadeirante. Os convidados receberam aplausos e muito carinho depois dos relatos. “Para mim este momento foi único. Adorei ter a oportunidade de passar todas essas informações importantes a essas crianças. Afinal, eles são o futuro da nossa nação”, disse o palestrante, Jan Carlos.