ACONTECE NO VIEIRA
  • Texto 06
Vieirinha realiza Feira da Solidariedade

Última atualização: dia 01/09/2014, 18:03

Solidariedade, doação e humanização foram alguns dos valores coletivos abordados na Feira da Solidariedade. Uma ação do projeto Somos o Amanhã, direcionado aos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. O evento foi realizado na última sexta-feira (29/08), na quadra coberta do Vieirinha, e contou com vários stands de brinquedos doados ou produzidos pelos próprios alunos.

Com o intuito de despertar os pequenos para o exercício da cidadania, as professoras trabalharam em sala de aula sobre ações, decisões de consumo e suas responsabilidades com o próximo e o meio ambiente. Para a participação efetiva na Feira, a primeira tarefa foi confeccionar em casa, junto com familiares, um cofre. O detalhe é que o material para a sua confecção teria que ser reutilizado, como: garrafas pet, latas e caixas. Ali seriam guardadas as economias para os gastos planejados durante o evento.

Os pequenos trouxeram de casa ou produziram brinquedos e acessórios para comercialização na Feira, aprendendo, assim, a reutilizar o que provavelmente viraria lixo. Cada turma tinha o seu stand e poderia visitar o espaço da outra para adquirir novos produtos. Os alunos também receberam a quantia de 20 reais em dinheiro de brinquedo para o momento da compra e venda.

“Eu achei muito legal. Eu trouxe uma casinha de boneca que eu tinha quando eu era bebê”, disse animada a aluna do 2º ano D EF Mariana Ribas, da Barraca Criança Solidária. Todo o dinheiro arrecadado nos cofres para a Feira da Solidariedade será doado para a Campanha Contra a Fome, uma iniciativa do Colégio Antônio Vieira que presta assistência a famílias da periferia de Salvador.